Associação Brasileira de Rádio e Televisão

MCom discute fortalecimento de relações e troca de experiências com o Japão

O vice-ministro de Comunicações japonês reuniu-se com a secretária-Executiva da pasta para tratar de TV 3.0, 5G e parceria entre as empresas públicas de radiodifusão

O Ministério das Comunicações (MCom) recebeu, nesta quarta-feira (24), o vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Hiroshi Yoshida. Na ocasião foram discutidas questões relacionadas à implementação de tecnologias, visando fortalecer a relação entre os países nos setores de Radiodifusão e Telecomunicações.

Para a secretária-Executiva do MCom, Estella Dantas, temas como a TV 3.0 e a quinta geração de redes móveis (5G), já inaugurada em 12 capitais do Brasil, são oportunidades para estreitar os laços entre as duas nações. Em julho, uma delegação do MCom integrou missão oficial ao Japão para debater o futuro dos padrões tecnológicos para TV Digital, o conceito de arquitetura de rede OpenRAN e a reativação do Fórum ISDB-T Internacional.

Dantas aproveitou a oportunidade para agradecer a participação do vice-ministro japonês, Yoshiaki Takeuchi, no Seminário 5G.BR, realizado pelo MCom no dia 11 em São Paulo. A secretária destacou que outro evento sobre o tema, em Manaus (AM), terá como pauta principal a conectividade na floresta Amazônica.

Por fim, a secretária-Executiva ressaltou que é conduzida parceria para troca de programação e knowhow tecnológico entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a empresa pública de radiodifusão nipônica NHK.

Também participaram do encontro o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, a assessora Especial de Assuntos Internacionais do MCom, Yasmin Azevedo, e o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

*Com informações do MCom

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br