Search
Search

MCom divulga lista de cidades que mais avançaram em telecomunicações em 2022

MCom divulga lista de cidades que mais avançaram em telecomunicações em 2022

Antena de captação do sinal 5G em alguma cidade brasiliense - o sinal digital é responsável pelo sinal de RTV
Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O Ministério das Comunicações (MCom) participou, nesta terça-feira (8), do lançamento da 7ª edição do ranking Cidades Amigas do 5G, da Conexis Brasil Digital. As cidades que se destacaram ao incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade receberam um prêmio durante o evento. A secretária Nacional de Telecomunicações, Nathalia Lobo, representou a Pasta no evento realizado em Brasília.

As localidades mais bem colocadas foram:

  • Ponta Grossa (PR)
  • Porto Alegre (RS)
  • Curitiba (PR)
  • São José dos Campos (SP)
  • Uberlândia (MG)
  • Jacareí (SP)
  • São Paulo (SP)
  • Joinville (SC)
  • João Pessoa (PB) e
  • Chapecó (SC)

O ranking Cidades Amigas do 5G evidencia os municípios com maior eficiência em Autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; se as solicitações são feitas em um único órgão da prefeitura; processos e documentação definidas; e valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com custo do processo de licenciamento. Durante o evento, a Conexis também apresentou o portal Conecte 5G, que reúne informações sobre 5G e sobre infraestruturas de telecomunicações.

“Avançamos muito com a realização do leilão do 5G, propondo a interiorização da tecnologia, com a limpeza das faixas, entre outras ações. É fundamental que tenhamos uma legislação municipal adequada a essa necessidade de expansão da infraestrutura que o 5G exige”, explicou Nathalia Lobo. “A melhoria da qualidade das telecomunicações e do 5G no Brasil só é possível com o trabalho conjunto do Governo Federal, das empresas e dos municípios”, completou a secretária.

Atualmente, são mais de 6,6 mil antenas de 5G espalhadas por todo país para garantir conexão nas faixas de 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz. As estações levam a tecnologia a 50 milhões de pessoas e potencializam transformações digitais. Brasília foi a primeira cidade a receber o sinal, na faixa de 3,5 GHz, em julho deste ano e já está disponível em todas as capitais, podendo atingir cerca de 50 milhões de pessoas.

No momento, o 5G avança para as 26 cidades com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas, que somam 454 municípios. Para essas localidades, já foi liberada a limpeza da faixa de 3,5 GHz (principal usada para o 5G) e iniciadas as ações para migração da recepção de TV aberta por antena parabólica, da banda C para a banda Ku. A deliberação foi tomada, em outubro, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Confira mais fotos do evento: https://bit.ly/3UmLmmn

* Informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Fachada do TSE em Brasília
TSE pode requisitar tempo de rádio e TV para comunicados
radio-tv
Emissoras têm até o dia 20 para informar representante à Justiça Eleitoral
logo-jovem-pan
Homenagem aos 30 Anos da Jovem Pan FM
Abratel_Oficio-2-5
NOTA DE REPÚDIO
RECORD RIO
Marlene-Gomes-1
NOTA DE PESAR
Marlene Gomes
Informe Abratel
Loading...
1 2 23

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas