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Publicidade infantil no Brasil foi tema da redação do Enem 2014

Publicidade infantil no Brasil foi tema da redação do Enem 2014

No primeiro semestre de 2014 foi aprovada uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conanda (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente). Desde então, o assunto iniciou uma polêmica envolvendo a defesa dos direitos das crianças e a importância e influência das propagandas dirigidas a elas.

A resolução do órgão, ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, abrange anúncios com linguagem, trilhas sonoras e distribuição de brindes de apelo ao público infantil em anúncios em mídias como TV, sites, rádio, revista e jornal, assim como propagandas em embalagens e merchandising.

Para trazer essa discussão à mente dos jovens brasileiros, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

A aluna Larissa Freisleben, 18, de Farroupilha (a 91 km de Porto Alegre), é uma entre 250 estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem. Com uma escrita bastante exemplificada, com domínio da norma culta e conceitos que comprovam um conhecimento histórico, Larissa ainda citou a influência do desenho “Peppa Pig”, exibido no Brasil em um canal pago, porque notou que primos imitavam a personagem e pediam os produtos licenciados de presente.

Dessa forma, compôs o seu argumento e apontou a existência de interferência no comportamento das crianças de acordo com o que elas têm acesso. Segue abaixo o texto da aluna:

Publicidade Infantil: perigoso artifício

Uma criança imitando os sons emitidos por porcos já foi atitude considerada como falta de educação. No entanto, após a popularização do programa infantil “Peppa Pig”, essa passou a ser uma cena comum no Brasil. O desenho animado sobre uma família de porcos falantes não apenas mudou o comportamento dos pequenos como também aumentou o lucro de uma série de marcas que se utilizaram do encantamento infantil para impulsionar a venda de produtos relacionados ao tema. Peppa é apenas mais um exemplo do poder que a publicidade exerce sobre as crianças.

Os nazistas já conheciam os efeitos de uma boa publicidade: são inúmeros os casos de pais delatados pelos próprios filhos –o que mostra a facilidade com que as crianças são influenciadas. Essa vulnerabilidade é maior até os sete anos de idade, quando a personalidade ainda não está formada. Muitas redes de lanchonetes, por exemplo, valem-se disso para persuadir seus jovens clientes: seus produtos vêm acompanhados por brindes e brinquedos. Assim, muitas vezes a criança acaba se alimentando de maneira inadequada na ânsia de ganhar um brinquedo.

A publicidade interfere no julgamento das crianças. No entanto, censurar todas as propagandas não é a solução. É preciso, sim, que haja uma regulamentação para evitar a apelação abusiva –tarefa destinada aos órgãos responsáveis. No caso da alimentação, a questão é especialmente grave, uma vez que pesquisas mostram que os hábitos alimentares mantidos até os dez anos de idade são cruciais para definir o estilo de vida que o indivíduo terá quando adulto. Uma boa solução, nesse caso, seria criar propagandas enaltecendo o consumo de frutas, verduras e legumes. Os próprios programas infantis poderiam contribuir nesse sentido, apresentando personagens com hábitos saudáveis. Assim, os pequenos iriam tentar imitar os bons comportamentos.

Contudo, nenhum controle publicitário ou bom exemplo sob a forma de um desenho animado é suficiente sem a participação ativa da família. É essencial ensinar as crianças a diferenciar bons produtos de meros golpes publicitários. Portanto, em se tratando de propaganda infantil, assim como em tantos outros casos, a educação vinda de casa é a melhor solução.

Por Marcela Oliveira
Assessoria de Comunicação da Abratel
Com informações da Folha de SP e R7

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