Search
Search

Rádios buscam meios de medir audiência online

Rádios buscam meios de medir audiência online

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A mudança de hábito dos ouvintes das rádios AM e FM está fazendo com as emissoras busquem meios de comprovar suas audiências online. Com a era da mobilidade, o público online está crescente e já compõe uma parcela bem significativa dos ouvintes. Mesmo sendo reconhecida pelos veículos, essa parcela considerável de ouvintes ainda não tem representação oficial de institutos de pesquisas.

Enquanto isso, as rádios divulgam seus dados, mensurados por elas mesmas. Segundo Sônia Moro, coordenadora de rede da Rádio Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, “as emissoras continuam sendo ouvidas, porém de forma diferente. Agora temos um grande público que nos acessa via internet e outras plataformas. Precisamos de métricas padronizadas para este público. Temos que capitalizar essa audiência e mostrar o constante crescimento da audiência de rádio, na contramão de outros meios que estão perdendo público”.

Emissoras, Ibope e entidades estão empenhadas em conseguirem mensurar a audiência multiplataforma do rádio. Porém, enquanto não entram em um acordo, fatos que nem sempre retratam a realidade estão sendo divulgados no que se refere à indústria radiofônica. Sônia Moro, da Antena 1, exemplifica a dificuldade de lidar com a falta de índices oficiais, “Quando mostramos nas agências os dados de nossa audiência, eles se empolgam. Mas como não existe uma métrica oficial de um instituto, nossos números de online acabam não sendo considerados num planejamento de rádio, o que poderia ser decisivo para o cliente”. A Rádio Antena 1 é a emissora online mais ouvida do Brasil e uma das mais ouvidas do mundo, segundo o ShoutCast.

O Tudo Rádio conta com uma medição própria, em que ficam registrados os números de ouvintes que buscam e ouvem determinada rádio pelo portal. Vale ressaltar que esses números refletem os acessos feitos apenas pelo Tudo Rádio e não pelos portais das emissoras. Nessa medição, a Antena 1 é a terceira rádio mais ouvida no portal. A primeira é a Mix FM 106.3 e a segunda é a Jovem Pan FM 100.9, ambas de São Paulo. Na “home” do Tudo Rádio, é possível ver as dez rádios mais ouvidas pelo portal. O Tudo Rádio também disponibiliza uma lista de rádios por segmento.

Fonte: Tudo Rádio

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas