Alexandre assume presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
O Senado aprovou ontem (20/06), a indicação de Alexandre Barreto de Souza para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por 42 votos a 12. Além disso, foi aprovado também o nome de Maurício Maia para conselheiro do Tribunal Administrativo do órgão, por 44 votos a 12. O mandato deles tem duração de quatro anos.
O Cade tem sede em Brasília e é vinculado ao Ministério da Justiça. O órgão é responsável por garantir a livre concorrência no país para proibir a formação de cartéis.
Alexandre Barreto de Souza é bacharel em Administração, especializado em Administração Pública e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Foi técnico de finanças da Secretaria do Tesouro Nacional entre 1993 e 1998 e analista da Receita Federal entre 1998 e 2000. Atualmente, é auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e trabalha como chefe de gabinete do ministro do TCU, Bruno Dantas.
Já Maurício Maia é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF). Tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Os nomes de Alexandre e Maurício foram previamente aprovados no Senado durante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na semana passada (13/06) e aguardavam aprovação no plenário.
Por Raphael Augustus
Assessoria de Comunicação – Abratel
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado