Search
Search

Senado aprova PL 4.059/2021 que muda regras de limite de gastos com propaganda

Senado aprova PL 4.059/2021 que muda regras de limite de gastos com propaganda

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Texto segue para sanção presidencial

O Senado aprovou, na última terça-feira (10), o Projeto de Lei 4.059 de 2021 que muda as regras de limite de gastos com propaganda em anos eleitorais em esferas feredal, estadual e municipal. O relator do projeto, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO), comparou a proposta a outras medidas de auxílio que o Congesso Nacional aprovou durante a pandemia para ajudar setores mais afetados, como foi o caso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Segundo Gomes, este é “um setor da economia brasileira que precisa, nesse momento, de reforço e garantia de emprego”.

Eduardo Gomes também destacou a necessidade de reforçar a capacidade de prestação de contas do poder público. Isso porque o projeto também cita a contratação de serviços de comunicação digital ao pontuar que é preciso adaptar a legislação às novas mudanças tecnológicas mais recentes.

“A Abratel atuou de forma intensa sobre o projeto, pois ele corrige dois grandes problemas para o setor de comunicação. Em relação as licitações de publicidade, o texto atende a uma antiga reivindicação do setor para acabar com os pregões eletrônicos e impedir a entrada de empresas sem especialização técnica. Outra solução versa sobre a base de cálculo de gastos em publicidade em ano eleitoral. Além de deixar clara a fórmula para obtenção da média, a futura lei prevê a correção dos gastos e que sejam feitos em cima de valores empenhados e não cancelados”, esclareceu Márcio Novaes, presidente da Abratel.

Entenda o projeto

Atualmente, a média de gastos permitida para o poder público utilizar no primeiro semestre de um ano eleitoral deve ser equivalente à média dos mesmos gastos feitos nos primeiros semestres dos três anos anteriores. Isso significa que a pré-campanha em esferas federal, estadual, distrital e municipal deve ser limitada a um valor similar de anos não eleitorais. O projeto aprovado nesta semana muda esse cálculo: o limite de gastos para propagandas e demais serviços de publicidade equivale à média mensal desses gastos dos três anos anteriores multiplicado por seis.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET-Norte-2024-800x800-1-768x768
SET Norte 2024: Abratel participa de debate sobre regulação da radiodifusão
Dia Mundial da Televisão site
Abratel comemora o Dia Mundial da Televisão
fala NN 2024
Abratel participa do Fala Norte Nordeste 2024
Ministério das Comunicações
MCom lança edital para expandir canais de TV Digital em 250 municípios
default
Solenidade marca os 27 anos da Anatel
Informe Abratel
Loading...
1 2 39

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas