Search
Search

Siga Antenado instala 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital

Siga Antenado instala 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, chegou ao marco de 2 milhões de equipamentos instalados gratuitamente em todo o país.

A tecnologia tem chegado de forma acelerada às mais remotas regiões do país.Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, avalia que os números representam a efetividade da entidade em todas as suas frentes, como gestão administrativa, otimização de recursos, logística, operação de campo, inteligência da informação e comunicação.

“Mensalmente, a Siga Antenado amplia o número de cidades com agendamento aberto para a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Estamos presentes com comunicação, atendimento, logística, equipamentos e equipe técnica em mais de 3,4 mil municípios brasileiros, e vamos chegar aos 5.570 até o final do programa”, avalia. “Estamos implementando uma política pública com uma visão de gestão privada: focada na eficiência e na satisfação do ‘cliente’, que nesse caso são os beneficiários”, completa Guerra.

Márcio Novaes, presidente da Abratel, também celebrou o número de instalações:

“O Governo Federal e a EAF têm tido comprometimento e agilidade para garantir que a nova parabólica digital chegue às cidades mais remotas do Brasil. É fundamental que o brasileiro saiba que tem o direito de recebê-la, e a Siga Antenado está realizando essa mobilização de forma estratégica com campanhas de comunicação e a operação de agentes espalhados pelos municípios beneficiados pelo programa. O equipamento oferece qualidade de imagem e som digital em alta definição e mais de 80 canais gratuitos, incluindo programação regional de excelência produzida pelas emissoras de televisão”, afirma.

O programa começou em junho de 2022, no Distrito Federal, e, em seguida, avançou pelas capitais e regiões metropolitanas, de acordo com o cronograma previsto em edital. Desde 2023, a EAF vem liberando o agendamento para instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital em municípios com mais de 100 mil habitantes e boa parte das cidades com população abaixo de 100 mil habitantes, incluindo os municípios com população menor que 30 mil pessoas.

Até fevereiro, eram 3.451 cidades com agendamento e instalação sendo executados. Até final de 2025, terão sido atendidos todos os 5.570 municípios brasileiros, incluindo neste número Distrito Federal e Fernando de Noronha. Essa assistência é oferecida sem custos para as famílias inscritas no CadÚnico e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Mais de 1,4 milhão de instalações foram realizadas nas regiões Nordeste e Norte, onde ficam a maior parte dos inscritos no CadÚnico. Enquanto cerca de 600 mil ficaram divididos entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

A substituição da parabólica é necessária porque o enlace de decida da tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, utilizada para transmissão do sinal de TV para as parabólicas tradicionais. À medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV.

A EAF também está antecipando em mais de dois anos a atualização das estações satelitais profissionais (FSS) para a chegada do 5G no Brasil. O trabalho de desocupação da faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz realizado em 1.482 antenas profissionais que atuam na Banda C Estendida no Brasil foi finalizado em julho de 2023. Já a instalação de filtros para mitigação de interferências está sendo finalizada em 19.200 estações que operam na Banda C.

Com informações da assessoria

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas