Pesquisar
Pesquisar

TV aberta aposta em inovação, expansão e conteúdos exclusivos na disputa pelo telespectador

TV aberta aposta em inovação, expansão e conteúdos exclusivos na disputa pelo telespectador

Interatividade será o carro chefe da televisão brasileira, além de qualidade de áudio e vídeo

Com a popularização do streaming no Brasil, a TV aberta vem sentindo a necessidade de se reciclar para atender ao telespectador de forma cada vez mais interativa. É bem verdade que a programação aberta, mesmo diante das plataformas de conteúdo por vídeo e da TV a cabo, ainda detém 70% da audiência nacional. Mas isso não garante a TV aberta sempre terá a preferência nacional.

Sobre as mudanças, José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), destaca que em 2020 os fabricantes de televisores poderão lançar novos modelos já com o DTV Play embarcado. Este recurso irá permitir ao usuário receber conteúdos não só pelo ar, mas também via internet, por meio de plataformas de streaming. A novidade promete um grande avanço no sistema de cores dos aparelhos, com imagens vibrantes (padrão HDR) e áudio mais impactante (imersivo).

O executivo ressalta ainda que no quesito alcance (ou cobertura do sinal) a TV aberta sai na frente do streaming e da TV paga justamente por ser gratuita e atingir todo o território nacional. Mais do que isso, ele reforça que após a migração para a o padrão digital, os telespectadores têm disponível todo o conteúdo por meio de dispositivos móveis, sem qualquer custo adicional ou consumo de dados.

A respeito de conteúdo, o presidente do Fórum SBTVD vê nas transmissões ao vivo um dos grandes diferenciais da TV aberta, assim como as telenovelas, que trazem produções 100% nacionais. “O público quer sempre acompanhar eventos esportivos, como é o caso deste ano que teremos a Olimpíada, e o jornalismo ao vivo. Juntamente com as telenovelas e programas de reality, estes conteúdos exclusivos serão os carros chefe da televisão”, pontua.

Além disso, Amaral afirma que o sinal analógico em breve deixará de existir no Brasil. Em 2007 foi iniciado o processo de digitalização e, até 2023, 100% dos lares brasileiros estarão adaptados ao novo modelo.

Sobre o Fórum SBTVD

O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

Fonte: Fórum SBTVD
(Foto: Edu Garcia/R7)

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | Agressão a jornalistas
NAB SHOW26
Abratel inicia preparativos para a comitiva da NAB Show 2026
Informe Abratel
Loading...
1 2 79

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas