Search
Search

Últimos dias para Rádios AM pedirem migração de faixa

Últimos dias para Rádios AM pedirem migração de faixa

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Termina na próxima segunda-feira, dia 10, o prazo para rádios AM de todo o Brasil pedirem a migração para a faixa de FM. A mudança foi autorizada no fim do ano passado, com o objetivo de melhorar a qualidade do sinal das estações AM, além de torná-las acessíveis em dispositivos como celulares e tablets. Os radiodifusores interessados em fazer a solicitação podem preencher o formulário que está disponível no site do Ministério das Comunicações.

De março a setembro deste ano, o Ministério das Comunicações realizou sessões públicas em todos os estados brasileiros para receber pedidos de mudança de faixa. Nesses encontros, 1.380 radiodifusores fizeram a solicitação formal de migração por meio de um formulário.

Aqueles que não participaram das sessões públicas têm agora até o dia 10 de novembro para pedir a mudança para a faixa de FM, conforme estabelece portaria do MiniCom. Em Estados como Santa Catarina, Amapá e Mato Grosso do Sul, mais de 90% das rádios AM pediram a migração para a faixa de FM. Já Distrito Federal, Maranhão, Piauí e Amazonas estão entre as unidades da federação com menor número de solicitações registradas.

Espaço no espectro

Depois de receber o pedido dos radiodifusores, a Anatel realiza estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação. O objetivo é determinar se há espaço no espectro para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município, de acordo com o plano básico de distribuição dos canais.

Nas localidades com espectro cheio, essas emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. Os canais 5 e 6, que hoje são ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM. Hoje, as FMs são sintonizadas na faixa de 87.9 MHz a 107.9 MHz. Com a liberação dos canais, essa frequência será estendida de 76 MHz a 107.9 MHz.

Após a inclusão das emissoras no plano básico de canais pela Anatel, o MiniCom analisa a documentação técnica e jurídica das emissoras. A secretária de Comunicação Eletrônica do ministério, Patrícia Ávila, reforça aos radiodifusores que fiquem atentos aos prazos para encaminhar os documentos solicitados.

Custos

Para fazer a alteração de faixa, os radiodifusores terão alguns custos. Eles deverão pagar a diferença entre o valor da outorga em AM e a de FM. Além disso, deverão ter gastos com equipamentos para transmitir o sinal em FM. Este valor será fixado por uma consultoria contratada pelo ministério.

Atualmente, nove rádios AM do Rio Grande do Norte já foram autorizadas a migrar para a faixa FM. Depois de receber a autorização do Ministério das Comunicações, as emissoras de rádio poderão continuar operando nas duas faixas por um período de cinco anos, até a migração definitiva.

Ministério das Comunicações

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET-EXPO-2022-Maximiliano-Salvadori-Martinhao
Maximiliano Martinhão assume diretoria na Seja Digital
1df0da3e-f7cc-4476-a081-7000a0057716
Abratel marca presença no IBC 2024
LOGO MCOM
MCom aprova Plano de Fiscalização Regulatória 2024
A-Voz-do-Brasil
Voz do Brasil: emissoras do RS dispensadas devido à Semana Farroupilha
propaganda partidaria
Nesta sexta (30) começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Informe Abratel
Loading...
1 2 29

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas