Televisores terão que vir com o DTVPlay, o novo ginga. É mais conectividade e mais interatividade para o telespectador
Depois de uma atuação incansável da Abratel, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28) a Portaria Interministerial Nº 40, que altera o Processo Produtivo Básico (PPB) para televisores com tela de cristal líquido, para garantir que, a partir de 2021, televisores produzidos no Brasil com conexão à internet – conhecidos como Smart TVs, deverão dispor do perfil D do middleware Ginga, o DTV Play.
A portaria, editada por Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, e Julio Semeghini Neto, Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, dispõe sobre a produção de aparelhos industrializados na Zona Franca de Manaus.
A publicação atende um pleito da Abratel, que há anos defende o novo Ginga, “uma revolução no jeito de assistir televisão no Brasil. Esta aplicação é genuinamente brasileira e a primeira nas Américas”, nas palavras do presidente Márcio Novaes. “Hoje celebramos uma vitória para o setor de radiodifusão. Em breve, o DTV Play será realidade em milhões de domicílios brasileiros”, afirma o presidente da Abratel.
Segundo Novaes, o DTV Play é uma oportunidade para as emissoras de televisão criarem conteúdos inovadores e um ganho para milhões de brasileiros que assistem à TV aberta. “Para que os telespectadores possam receber essa interatividade é crucial que sejam disponibilizados no mercado aparelhos televisores capazes executar essa funcionalidade. Por isso, a Abratel atuou junto aos Ministérios para atender o interesse dos radiodifusores e da população brasileira na incorporação da nova versão do Ginga em televisões fabricadas no Brasil. É uma grande conquista para o Brasil”, celebrou.
Para o consultor técnico da Abratel, o engenheiro Wender Souza, o telespectador será o grande beneficiado com a nova tecnologia. “Por meio dessa funcionalidade as pessoas poderão interagir com a TV em uma experiência ímpar. Em um país tão grande como o Brasil, onde a Televisão, quase sempre, é a única fonte de comunicação com o mundo, as pessoas terão mais uma possibilidade de se conectar, opinar e interagir”, ratificou o especialista.
DTV Play
Um dos principais objetivos do DTV Play é criar uma experiência inovadora e personalizada de recepção de conteúdos interativos. A inovação será incluída no equipamento de TV, identificado por meio de um logotipo específico que servirá para indicar que o aparelho já possui a nova tecnologia, com acesso a todos os benefícios. O nome DTV Play foi adotado pelo Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital).
A interatividade vai proporcionar experiências únicas como: segmentação e personalização de conteúdo, sincronização com outros dispositivos de “segunda tela”, realização de pesquisas, vídeo sob demanda com suporte streaming adaptativo e oferta de conteúdos com maior qualidade de áudio e vídeo.
Assessoria de comunicação da Abratel