Search
Search

Votação do edital de 5G deve ocorrer esta semana

Votação do edital de 5G deve ocorrer esta semana

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 20/09/2021
Veículo: Valor

Autor do pedido de vista que adiou a análise do edital do leilão de licenças da quinta geração de telefonia móvel (5G) na sessão realizada pelo comando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 13, o conselheiro Moisés Moreira revelou ao Valor que pretende pautar o julgamento da versão final do edital para a próxima sexta-feira, dia 24.

Ele pedirá a Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, que seja marcada uma nova reunião em caráter extraordinário. Entre terça e quarta-feira, o voto-vista já deverá ser distribuído à diretoria. Com isso, fica mantida a expectativa do governo de realizar o certame ainda neste ano. Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a notícia “fecha com chave de ouro” e dará mais segurança jurídica ao processo.

O edital voltará a ser pautado após a publicação de dois decretos presidenciais na sexta-feira – uma resposta aos questionamentos de Moreira, para quem o governo precisava detalhar as definições relacionadas a contrapartidas de investimentos, em atendimento a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). “As decisões contidas no decreto não podiam ser tomadas pela Anatel. Mas, com a publicação delas no Diário Oficial, o governo me atendeu satisfatoriamente e acho que agora já podemos votar o edital”, afirmou Moreira.

Um dos decretos cria um comitê gestor para o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), em que o governo pretende usar R$ 1,5 bilhão arrecadado de vencedores na expansão de rede de fibra óptica para locais isolados da região Norte. O segundo alcança outras duas obrigações de investimentos. Uma delas é voltada à oferta de conectividade para a “população mais vulnerável”, e a outra envolve o projeto da rede de comunicação segura de uso exclusivo dos órgãos federais, orçado em R$ 1 bilhão.

O decreto permitiu que, além da Telebras, outras entidades “públicas ou privadas” possam implementar a rede privativa. Nesse projeto, o governo pretende impor barreiras à participação da chinesa Huawei.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas