Search
Search

YouTube começa a pagar direitos autorais para artistas brasileiros

YouTube começa a pagar direitos autorais para artistas brasileiros

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O YouTube começou a pagar pelos direitos autorais de compositores que disponibilizam suas obras no canal. A nova política entra em vigor para valorizar os artistas e cumprir a legislação brasileira que garante aos autores o direito de receber royalties pela veiculação de suas músicas.

Segundo o Google, empresa detentora da maior plataforma de vídeos do planeta, acordos de licenciamento já começaram a ser assinados com várias editoras musicais no Brasil, o que permite o pagamento aos compositores brasileiros, inclusive, de forma retroativa.

Para receber, os autores das músicas têm de se cadastrar alguma editora ou associação de música. Uma vez cadastrado, o artista tem de registrar suas obras e a partir daí a função de verificar a circulação e cobrar os valores devidos pelos direitos autorais são da instituição, que recebe e repassa para o compositor.

O CEO da ONErpm, empresa de distribuição digital de música, Emmanuel Zunz, destaca a dificuldade que os músicos brasileiros têm para receber royalties por suas obras. “Sabemos da dificuldade que os compositores têm tido em recolher seus direitos. Empresas como o YouTube querem muito pagar os autores e ficamos felizes de poder contribuir com essa solução”.

Para assegurar que a nova política funcione na prática, o YouTube utilizar a tecnologia Content ID, que torna automático o gerenciamento de conteúdo usando os dados fornecidos pelos responsáveis pela obra. O programa já é responsável por 50% dos pagamentos direcionados à indústria da música globalmente.

Portal Imprensa

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas