Search
Search

Abratel participa de Seminário sobre Combate à Disseminação de Notícias Falsas

Abratel participa de Seminário sobre Combate à Disseminação de Notícias Falsas

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Participantes alertaram sobre necessidade de orientar cidadãos da checagem de informações

 

Especialistas defenderam na quinta-feira (28) a necessidade de conscientizar os cidadãos para adquirir o hábito de conferir uma informação antes de compartilhá-la, principalmente nas redes sociais e aplicativos de mensagens. A recomendação foi feita durante seminário sobre o combate à disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

João Camilo Júnior, representante da Abratel, participou do evento e apontou os principais caminhos para combater a desinformação, como: a valorização do jornalismo profissional, a responsabilização das plataformas digitais e a educação para a comunicação. Para ele, é necessário haver mudanças nas leis para responsabilizar as redes sociais e as plataformas digitais pela disseminação de notícias falsas ou de discursos de ódio.

Camilo ressaltou que as fake news existem desde que o “mundo é mundo”, mas nos últimos tempos tivemos uma potencialização. “A desinformação tem impactos terríveis na saúde, na economia e na democracia. O fato das pessoas terem mais possibilidades de produzir e postar informações é positivo, mas trouxe uma série de problemas para a sociedade. E esses problemas precisam ser sanados. A Abratel defende, de forma contundente, a liberdade de expressão, entretanto, ela precisa vir acompanhada de responsabilidade. Não se pode, sob a égide da liberdade de expressão, falar ou publicar o que se quer e acredita e não se preocupar com a repercussão do conteúdo”, defendeu o represente da Abratel.

João defendeu, ainda, que não dá para esperar o efeito do processo educacional para resolver a disseminação de notícias falsas. “A educação sempre será um excelente caminho para a solução de vários problemas, inclusive este. Todavia, o processo de educação demanda tempo e os resultados chegam a longo prazo. Precisamos hoje  de soluções emergenciais. Por isso, nós defendemos a questão da responsabilidade por parte das plataformas digitais. Nós somos contra a criminalização das fake news, em contrapartida, tem que haver uma responsabilização e comprometimento dos envolvidos”, concluiu o especialista. 

Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da ABRATEL
(Foto: divulgação)
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
5G
5G chega a mais de 1.500 cidades e já alcança 70% da população brasileira
img20250702175719550MED
Comissão de Comunicação da Câmara ouve Ministro das Comunicações
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas