Search
Search

5G completa um ano de implantação no Brasil

5G completa um ano de implantação no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Tecnologia já está disponível em 184 municípios

Em um ano de implementação do 5G no Brasil, a área de cobertura disponível para instalação da tecnologia já está liberada para mais de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população).

Brasília foi a primeira cidade do país a ter a tecnologia da quinta geração de redes móveis liberada e, em seguida, todas as capitais do país passaram a disponibilizar o 5G para os cidadãos. Hoje, 753 municípios estão com a cobertura disponível nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz), abrangendo 46% dos brasileiros.

“Nós atingimos a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 antes do prazo final e estamos trabalhando para antecipar mais compromissos do Leilão do 5G. Precisamos entregar à população uma cobertura de banda larga móvel de qualidade e que alcance as regiões mais distantes do Brasil, cumprindo a prioridade estabelecida pelo presidente Lula de promover inclusão digital e social de todos os brasileiros”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Seguindo as metas estabelecidas pelo Leilão do 5G, a limpeza da Faixa de 3,5 GHz já ocorreu em 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas. No total, 1.610 municípios foram contemplados, sendo 126 na Região Norte, 290 no Nordeste, 140 no Centro-Oeste, 561 no Sudeste e 493 na Região Sul.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 mil estações de quinta geração instaladas. É considerada a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel. A chegada do 5G no país movimenta negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio.

TV DIGITAL

O atendimento às famílias de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também está dentro dos compromissos do Leilão do 5G. Entre as contrapartidas previstas consta a distribuição gratuita de kits com antena parabólica digital. Em todo o Brasil, mais de 500 mil famílias de 1.610 municípios já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. O modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência.

Com informações do Ministério das Comunicações e da Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
5g-montagem-pixabay-pexels_1400x875_5d5ecf0e13d04-1392x870-1
5G chegará para mais 236 cidades a partir da próxima segunda (27)
bola-de-futebol (1)
TV aberta é o principal meio que torcedores usam para se informar sobre esporte
ANDRÉ DIAS ACAERT
Abratel marca presença no ACAERT Next
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
TV Jovem RECORD
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
RICtv
Informe Abratel
Loading...
1 2 21

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas