Search
Search

5G: EAF conclui trabalho de mitigação de interferências em 5 mil cidades

5G: EAF conclui trabalho de mitigação de interferências em 5 mil cidades

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A desocupação e a mitigação de interferências nas estações satelitais profissionais são fundamentais para a ativação da nova tecnologia

A EAF (Entidade Administradora de Faixa) | Siga Antenado antecipou em mais de dois anos a desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), com atuação em 1.482 estações que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil.

Com relação às 19.200 estações que operam na Banda C, a EAF concluiu a mitigação em 5 mil das 5.570 cidades brasileiras. Resta fazer a mitigação em menos de 7% das estações do país.

A operação, que faz parte das etapas para a implementação da nova geração de internet móvel, é uma das entregas previstas no edital do Leilão do 5G. O prazo para finalização dessas etapas estava previsto para 2026.

O trabalho consiste na migração das estações que operam na Banda C estendida para a Banda C ou na instalação de filtros para mitigar possíveis interferências causadas pelo 5G. A nova tecnologia ocupa a mesma faixa de sinal das FSSs, que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

O Chief Operating Officer (COO) da EAF, Antonio Parrini, explica que essas estações, utilizadas por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até a aeronáutica, poderiam sofrer interferências e até mesmo parar de funcionar caso o trabalho não fosse realizado.

“A mitigação de interferências e a desocupação da faixa estão entre as missões mais desafiadoras da entidade. Isso porque estamos falando de estações profissionais, cada antena tem suas próprias características e qualquer falha pode impactar em sua atividade. Nosso time tem sido técnico e sensível ao realizar um trabalho de excelência, atendendo às necessidades tecnológicas singulares de cada antena”, informa Parrini.

Nove estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amapá, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. Segundo a EAF, 2.456 municípios – onde vivem 156 milhões de brasileiros, o que corresponde a 73% da população – já receberam autorização para ativação do 5G.

A entidade também é responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital para famílias de menor renda que usam o equipamento para assistir à TV. A troca é necessária porque o sinal da parabólica tradicional ocupa a faixa que será usada pelo 5G. As três iniciativas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – possibilitam a autorização pelo Gaispi, presidido pela Anatel, para a ativação das redes 5G standalone.

Nove estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amapá, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Segundo a EAF, 2.456 municípios – onde vivem 156 milhões de brasileiros, o que corresponde a 73% da população – já receberam autorização para ativação do 5G. A entidade também é responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital para famílias de menor renda que usam o equipamento para assistir à TV.

A troca é necessária porque o sinal da parabólica tradicional ocupa a faixa que será usada pelo 5G. As três iniciativas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – possibilitam a autorização pelo Gaispi, presidido pela Anatel, para a ativação das redes 5G standalone.

Mais de 1 milhão de lares com a nova parabólica digital

Além da antecipação da desocupação de faixa em dois anos, a Siga AntenadoEAF atingiu um marco significativo ao realizar a distribuição e instalação gratuita de mais de 1,3 milhão de kits com a nova parabólica digital em todo o país.

“A iniciativa é parte do esforço contínuo para apoiar as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para o as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso contínuo à televisão após a ativação da tecnologia 5G”, afirma a EAF.

Para verificar se tem direito ao benefício e agendar a instalação, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.

Com informações da Siga Antenado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
5g-montagem-pixabay-pexels_1400x875_5d5ecf0e13d04-1392x870-1
5G chegará para mais 236 cidades a partir da próxima segunda (27)
bola-de-futebol (1)
TV aberta é o principal meio que torcedores usam para se informar sobre esporte
ANDRÉ DIAS ACAERT
Abratel marca presença no ACAERT Next
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
TV Jovem RECORD
Abratel_Oficio-2-5
NOTA À IMPRENSA
RICtv
Informe Abratel
Loading...
1 2 21

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas