Pesquisar
Pesquisar

Presidente da Abratel expõe preocupação com logística do desligamento da TV analógica

Presidente da Abratel expõe preocupação com logística do desligamento da TV analógica

O presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa, durante discurso em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, nesta terça-feira, 2, alertou os parlamentares quanto aos pontos críticos na logística de desligamento da televisão analógica. De acordo com ele, atualmente existem muitos domicílios que não estão contemplados no bolsa família, e que não tem dinheiro para trocar por uma televisão digital ou comprar o conversor e a antena. “É fundamental que as famílias brasileiras tenham acesso a televisão livre, aberta e gratuita”, declara Luiz.

O presidente da Abratel ainda questionou quanto a definição dos 93% de domicílios aptos a captar o sinal digital como autorização para o desligamento. Ele aponta que 93% deve ser a base para o desligamento, mas que 100% das famílias brasileiras tenham acesso à TV aberta. “Hoje muita gente, não só beneficiários do bolsa família, ainda não tem noção do que é uma televisão em alta definição. E acreditam que pra ter acesso a alta definição precisam assinar e pagar mensalidades. Falta conhecimento e falta divulgação”, explica Luiz Claudio.

Luiz 1

O radiodifusor ainda alertou sobre a importância da televisão. “Em 2016 teremos eleições municipais. Os estados de São Paulo, Brasília e Goiânia já terão desligado a transmissão analógica. Sem sinal de televisão a população não terá acesso as propagandas políticas”.

O presidente acredita que o Gired e a EAD estão fazendo excelentes trabalhos e que, prioritariamente, é preciso que os radiodifusores, grupos de trabalho e entidades relacionadas à digitalização garantam que a população tenha acesso a televisão gratuita, democrática e de qualidade.

Por Marcela Oliveira
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | Agressão a jornalistas
NAB SHOW26
Abratel inicia preparativos para a comitiva da NAB Show 2026
Informe Abratel
Loading...
1 2 79

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas