Pesquisar
Pesquisar

Pesquisa-piloto sobre recepção da TV digital começa hoje em Rio Verde

Pesquisa-piloto sobre recepção da TV digital começa hoje em Rio Verde

Começa nesta sexta-feira (24) a primeira pesquisa de campo para auferir o percentual de residências que já recebem o sinal de TV digital no município goiano de Rio Verde. A cidade será a primeira a ter os sinais da TV analógica desligados, em 29 de novembro deste ano. Para isso ocorrer, é condição que pelo menos 93% das residências do município estejam aptas a receber a TV digital.

A metodologia da pesquisa foi aprovada na quarta-feira (22), durante reunião do Gired, grupo de implantação da TV digital. O levantamento será feito pelo Instituto Ibope, em Rio Verde, até o dia 3 de agosto. Em seguida, entre os dias 10 e 19 de agosto, essa mesma pesquisa será feita em Brasília.

Essa pesquisa-piloto vai servir para aprimorar a metodologia e verificar se o levantamento consegue captar as informações necessárias. A última pesquisa vai ser feita em Rio Verde no dia 9 de novembro, pouco antes da data do desligamento, para comprovar se 93% das residências estão preparadas para receber a TV digital. Esse percentual não leva em consideração os domicílios que têm acesso ao sinal digital via TV por assinatura ou pela antena parabólica.

Conversores

O Gired também decidiu que a entrega dos conversores de TV digital para os beneficiários do programa Bolsa Família, em Rio Verde, vai ocorrer em um ponto de retirada (PDR). Nesse centro de distribuição serão entregues o set top box e a antena (VHF e UHF) para os inscritos no programa. No local também deverão estarão disponíveis informações sobre a instalação do conversor e da antena nas residências.

Os conversores deverão ser entregues no município entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro. As famílias cadastradas no Bolsa Família terão a opção de fazer o agendamento para receber os equipamentos por meio de um call center, pelo telefone 147. Atualmente, Rio Verde possui 6.365 cadastrados no programa. O número total de residências no município é de pouco mais de 55 mil.

Os conversores digitais deverão contar com o middleware Ginga C. Essa versão mais atualizada do programa permite a interatividade na TV Digital. O Ginga C possibilita a interação não só por meio dos aplicativos, mas também por meio dos vídeos interativos, o que torna a solução mais amigável para os usuários. A intenção do governo é permitir que as famílias de baixa renda também possam acessar aplicativos pelo conversor e ter acesso a serviços de governo eletrônico pelo aparelho.

MiniCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas