Pesquisar
Pesquisar

Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

RIO – Faleceu nessa terça-feira o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga, que dá suporte à interatividade em sistemas de TV digital.

Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio. Com graduação (1976) e Mestrado (1979) em Engenharia Elétrica, Doutorado (1983) em Informática — todos pela instituição — e um pós-doutorado (1985) pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, ele lecionava na PUC há 36 anos e teve uma trajetória revolucionária para a Universidade e o Brasil.

Nos últimos 15 anos, suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além da atuação acadêmica, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003. Luiz Fernando Gomes Soares tinha 63 anos e deixa esposa, mãe e dois irmãos.

PUC

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Brasil Antenado7_Divulgação EAF
Nova parabólica digital chega a mais 108 cidades; saiba como agendar
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
brasil antenado
“Hoje sabemos o que acontece no mundo”, diz beneficiária de programa de antenas parabólicas
Ecad reajusta convênio com a Abratel a partir de janeiro
Ecad reajusta convênio com a Abratel a partir de janeiro
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
Informe Abratel
Loading...
1 2 82

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas