Search
Search

Ministro interino entrega conversores digitais para beneficiários do Bolsa Família

Ministro interino entrega conversores digitais para beneficiários do Bolsa Família

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, entregou nesta segunda-feira, 19, na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, conversores digitais a beneficiários do Bolsa Família. Os aparelhos permitem que as famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos, o que garante, de forma gratuita, mais qualidade de som e imagem, conteúdos adicionais e interativos nas grades das emissoras e informações de utilidade pública.

Acompanhado do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, e do presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral, o ministro interino valorizou a política de inclusão digital, promovida pelo Ministério das Comunicações (MC) em parceria com a Anatel, e os avanços que essa iniciativa trará para a população de todo o país.

“Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo”, destacou Ibiapina.

“Esse marco tecnólogo mostra que o país está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sulamericano com sinal totalmente digital”, completou o ministro interino, ao pontuar que a política tem como prioridade o foco social, sem gerar a exclusão de nenhuma cidadão.

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, “a TV Digital é um ganho fundamental para o país, que terá um padrão internacional e inovador”. “O cidadão, ao assistir pelo novo padrão da televisão, vai vivenciar uma nova experiência, pois a interatividade é diferenciada”, lembrou.

O presidente da Empresa Administradora de Digitalização (EAD), Antonio Martelletto, explicou que mais de 95% da população do município já tem conhecimento da mudança a partir das ações de divulgação. “Temos o telefone 147 para dar todas as informações sobre o processo de digitalização da TV”, afirmou.

“Ao longo do piloto de Rio Verde, percebemos que isso não é só uma mudança tecnológica, mas de evolução social. Para o sucesso desse processo, a parceria entre as esferas de governo e as empresas de comunicação é fundamental”, acrescentou o representante da EAD, que foi criada para coordenar o processo de transição do sinal e de entrega, até 2018, dos conversores para os cidadãos cadastrados no Bolsa Família em todo o país.

Ao receber o kit com o conversor, Maria Madalena Pereira, que é beneficiaria do Bolsa Família, falou orgulhosa da nova tecnologia que recebe na sua casa. “A imagem é muito melhor, pois é mais limpa e clara. Com a TV Digital, a família fica mais reunida para aproveitar a programação. É uma satisfação poder estar recebendo esse equipamento e participando desse novo momento do país”, vibrou a beneficiária do programa do Governo Federal.

Segundo o prefeito Juraci Martins, o município conseguirá virar uma referência para o mundo. “Essa representatividade tecnológica se juntará à força do agronegócio para levar desenvolvimento para todos os cidadãos. O sinal digital será decisivo para o progresso de Rio Verde”, disse.

O evento também contou com a participação de representantes da TV Anhanguera, dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal, bem como de associações e empresas da região.

Modernidade

Em função de critérios relacionados à localização, viabilidade técnica e renda per capita, a cidade goiana foi escolhida para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV, que está previsto para o próximo dia 29 de novembro. O switch-off, expressão que define o encerramento do sinal analógico, está condicionado, no entanto, à aferição de que 93% dos domicílios do município já tenham acesso à TV digital.

Nesse processo nacional de transição, a EAD garantirá, a partir de suporte didático e campanhas de conscientização, que a população brasileira usufrua dos benefícios TV Digital em sua plenitude.

Na sequência da agenda, Ibiapina visitou a sede da TV Anhanguera, emissora que abrange a cidade e já transmite o sinal digital.

MiniCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
SET-Centro-Oeste-2023-Abertura-Wender-Souza-Luana-Bravo-768x512
Brasília recebe edição 2025 do SET Centro-Oeste
54583175853_85c70ea2ca_5k
Parabólica digital gratuita alcança 5 milhões de famílias
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Rio
SET-Sul-2025-Regulatorio-palestrantes
Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast
Informe Abratel
Loading...
1 2 59

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas