O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) aprovou, na manhã desta terça-feira (30), o calendário de desligamento do sinal de TV analógico para os municípios de Curitiba, Franca, Ribeirão Preto, Florianópolis e Porto Alegre, além de São Luís do Maranhão. O Gired levará a proposta ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, na próxima quarta-feira (31).
O desligamento em Curitiba acontecerá nesta quarta-feira. No município paranaense, 92% dos domicílios já são digitais. O fim da transmissão analógica está previsto para o dia 28 de fevereiro em Florianópolis e dia 14 de março em Porto Alegre. Já na região Sudeste, o desligamento do sinal analógico acontecerá no dia 21 de fevereiro em Franca e Ribeirão Preto. No Nordeste, o município de São Luís do Maranhão já atingiu 92% de digitalização e a previsão é de que a mudança ocorra no dia 28 de março deste ano.
Desde 2015, ações como essa ocorrem em todo o País com a finalidade de migrar o sinal de analógico para digital. Isso permitirá que a faixa dos 700 MHz seja liberada e utilizada para o 4G. Entre as vantagens da digitalização estão a maior qualidade de imagens e sons e a melhora do 4G, que passa a ocupar outra faixa com maior velocidade de conexão e melhor sinal em ambientes fechados.
Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel