Após reunião nesta sexta, Gaispi permite que antenas de 5G entrem em operação nas três capitais para ativação na próxima semana
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) autorizou, nesta sexta-feira (12), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G a ativarem as estações de 5G do serviço móvel nas cidades de Curitiba/PR, Goiânia/GO e Salvador/BA.
De acordo com a Entidade Administradora da Faixa (EAF), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) devem estar aptas para receber a tecnologia até 29 de agosto.
Entretanto, o Gaispi recomendou ao Conselho Diretor da Anatel a postergação da disponibilização da faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro nas 15 demais capitais. O motivo da mudança de data limite, segundo o grupo, se mostrou necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Mas permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.
As pessoas que recebem transmissões de TV aberta via antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar possíveis interferências no sinal do aparelho.
Integrantes de programas sociais do governo que utilizam antena parabólica podem solicitar o kit gratuito para adaptarem o equipamento à Siga Antenado. Mais informações no telefone 0800-729-2404.