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Novos integrantes do Conselho de Comunicação Social tomam posse

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Colegiado auxilia o Congresso em temas relacionados à liberdade e valorização da imprensa

Os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional tomaram posse na última quarta-feira (3) para o    biênio 2023/2024. Ao todo, são 26 conselheiros, 13 titulares e 13 suplentes, que representam as empresas de comunicação, os trabalhadores do setor e a sociedade em geral.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, participou da cerimônia de posse dos novos integrantes do conselho e ressaltou a importância do colegiado.

“O fenômeno das fake news, relativamente recente, nos remete a uma profunda reflexão sobre a responsabilidade de todos os envolvidos no processo de comunicação de massas, sobretudo quando estamos diante de riscos à saúde, à segurança nas escolas e à legitimidade do processo eleitoral. No atual cenário, portanto, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional ganha uma importância sem precedentes”, afirmou Pacheco.

Após a cerimônia de posse, os integrantes se reuniram para eleger a composição do conselho. O editor-chefe do portal Migalhas, Miguel Matos, foi eleito presidente e falou a respeito dos desafios da comunicação social em um país dividido pela desinformação.

A jornalista e presidente do Palavra-Aberta, Patrícia Blanco, foi eleita como vice-presidente do conselho, e ressaltou a necessidade de uma comunicação inclusiva, democrática e que valorize a imprensa.

Os membros do conselho foram escolhidos ainda em 2020, mas não assumiram as atividades em decorrência da pandemia de covid-19. Agora, com a tramitação do PL das Fake News e os recentes debates sobre liberdade de imprensa, os conselheiros voltaram a se reunir.

Os participantes da primeira reunião do conselho ressaltaram a importância de valorizar a comunicação profissional e os profissionais de imprensa. Além disso, o colegiado também debateu a violência contra jornalistas e os limites da Inteligência Artificial.

O grupo, que tem o papel de promover estudos, pareceres e recomendações a respeito da comunicação social no Brasil, deve se reunir no Senado Federal na primeira segunda-feira de cada mês.

Com informações da Agência Câmara de Notícias
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

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