Search
Search

Anatel e Siga Antenado instalaram um milhão de parabólicas digitais no brasil

Anatel e Siga Antenado instalaram um milhão de parabólicas digitais no brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Benefício é disponibilizado gratuitamente para famílias do CadÚnico onde a faixa do 5G foi liberada

A Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, atingiu um marco significativo ao alcançar a instalação gratuita de um milhão de kits  de antena parabólica digital em todo o país.

Os equipamentos estão disponíveis para famílias inscritas no CadÚnico residentes em municípios onde a faixa de frequência do 5G já foi liberada. Até agora, isso já ocorreu em 2.024 municípios, onde vivem mais de 70% da população brasileira.

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) estima que, até o fim de setembro, o número de antenas digitais distribuídas chegue a 1,1 milhão.

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (13), a Anatel também anunciou que mais 212 cidades tiveram o processo de liberação da faixa de 3,5 GHz concluído e receberam autorização para ativação do 5G por parte das operadoras.

Com isso, o estado do Rio de Janeiro fica com 100% de suas cidades liberadas. No total, mais de três milhões de kits foram vendidos pela indústria e um milhão distribuídos pela EAF.

Moisés Moreira, conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), avalia que o primeiro milhão de equipamentos instalados representa um ganho inestimável na ampliação do acesso à comunicação com qualidade de imagem e som:

“Para muitos brasileiros, a substituição da parabólica representa o acesso a um novo mundo de informação e entretenimento”, pontua o conselheiro da Anatel. “Ao mesmo tempo que conduzimos milhões de famílias a um novo patamar de experiência a ver TV, proporcionamos à população e à indústria o acesso às infinitas oportunidades geradas pela tecnologia 5G.”

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressalta que a pasta e a Anatel “trabalham constantemente para que, mesmo com a limpeza da faixa do 5G e com a chegada de novas tecnologias, toda a população, sobretudo os mais pobres, continuem contando com o importante e tradicional acesso à programação da TV aberta”, afirma.

Já o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que a meta da entidade é garantir que todos os usuários de parabólica tradicional estejam cientes da transição e substituam seus equipamentos pela nova parabólica digital para evitar a interrupção de seus serviços de televisão.

“Em muitas cidades, a parabólica é a única forma de acesso à informação e entretenimento”, afirma Guerra. “Nossa meta é orientar toda a população sobre o processo de migração para que ninguém corra o risco de ficar sem assistir TV.”

POR QUE TROCAR A PARABÓLICA

Adquirir uma nova parabólica digital é fundamental para garantir o acesso contínuo à televisão após a ativação da tecnologia 5G. Em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. O modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência.

A instalação das parabólicas, a desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) possibilitaram a autorização pelo Gaispi da ativação das redes 5G standalone em 2.024 cidades brasileiras, nas quais vivem cerca de 70% da população do país.

Com informações da Siga Antenado e do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
FOTO CONAR SP AGO 24
Abratel participa da reunião plenária do Conselho de Ética e de Diretoria do CONAR
ANATEL-fachada
Anatel atualiza sistema de licenciamento de estações complementares de radiodifusão
IMG_3446
Abratel se torna membro da Aliança pela Internet Aberta
SET-Expo-2024
Abratel participará da SET EXPO 2024
One person typing on laptop in office generated by AI
TSE divulga tabela de representatividade dos partidos para distribuição do horário eleitoral
Informe Abratel
Loading...
1 2 28

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas