Search
Search

80% dos brasileiros ouvem rádio diariamente

80% dos brasileiros ouvem rádio diariamente

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Kantar IBOPE Media divulgou o estudo “Inside Audio 2023” e revela que 80% da população brasileira, nas 13 regiões pesquisadas, sintoniza no rádio, e 3h55 é o tempo médio que cada ouvinte passa escutando o meio por dia nessas regiões.

De acordo com o levantamento, dos top 100 anunciantes do mercado brasileiro, 99% escolheram o rádio como plataforma de anúncio no primeiro semestre de 2023.

Além do rádio, 90% da população pesquisada ouviu algum formato de áudio, incluindo rádio, música, streaming ou podcasts. O áudio tem se transformado cada vez mais, abraçando diferentes formas de entrega de conteúdo.

A pesquisa revela que 76% dos ouvintes reconhecem a modernização do rádio em seus conteúdos e formatos, e 38% afirmam que a opção de ouvir online enriqueceu sua experiência, um aumento em relação aos 30% em 2022.

Reforçando a relevância do rádio no Brasil, nas regiões pesquisadas, a Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre lideram em alcance, com 84% da população sintonizando.

São seguidas por Grande Fortaleza, Grande Curitiba e Grande Florianópolis, todas com 83%. Grande Rio de Janeiro (81%), Grande Goiânia (81%), Grande Vitória (80%), Campinas (78%), Grande Salvador (78%), Distrito Federal (78%), Grande São Paulo (77%) e o Grande Recife (77%) completam a lista.

A diversidade de locais onde as pessoas ouvem rádio é vasta:

58% da audiência ocorre em casa;
27% em carros particulares;
12% no trabalho;
7% em teletrabalho;
5% no transporte público;
4% na rua ou ao ar livre;
4% em táxis ou apps de transporte;
e 4% em outros contextos.

A música segue como principal conteúdo procurado pelos ouvintes, com 94% da preferência da audiência, seguida por 32% para notícias locais, 26% para noticiários nacionais, 25% para notícias de trânsito e 24% para futebol (notícias e comentários).

Sobre o hábito de se ouvir rádio no dial ou no online, a jornada de audiência revela um padrão consistente. Entre 05h e 00h00, o pico de audiência no dial ocorre das 09h às 11h, enquanto online é por volta das 08h. O dial mantém o maior volume de audiência entre os dois modos e as curvas de consumo apresentam comportamentos similares ao longo do dia.

A credibilidade do rádio é também inquestionável: 83% dos ouvintes reconhecem que o veículo apresenta notícias com agilidade e 64% confiam nas notícias que ouvem.

Já sobre a publicidade no meio, 53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. Desses, 50% preferem comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 27% para ações publicitárias por locutores durante os programas de rádio e 25% para promoções da emissora.

“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, afirma Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.

Com informações do Tudo Rádio

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
FOTO CONAR SP AGO 24
Abratel participa da reunião plenária do Conselho de Ética e de Diretoria do CONAR
ANATEL-fachada
Anatel atualiza sistema de licenciamento de estações complementares de radiodifusão
IMG_3446
Abratel se torna membro da Aliança pela Internet Aberta
SET-Expo-2024
Abratel participará da SET EXPO 2024
One person typing on laptop in office generated by AI
TSE divulga tabela de representatividade dos partidos para distribuição do horário eleitoral
Informe Abratel
Loading...
1 2 28

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas