Pesquisar
Pesquisar

Fabricantes concluem esta semana testes de interferência na faixa de 700 MHz

Fabricantes concluem esta semana testes de interferência na faixa de 700 MHz

Esta semana alguns dos principais fornecedores do mercado de telecomunicações concluem o conjunto de testes de interferência das transmissões LTE em 700 MHz sobre os sinais das redes de TV aberta. Os testes realizados na cidade do Rio de Janeiro e conduzidos pela Abinee, CETUC/PUC-RJ, Qualcomm, Nokia Solutions and Networks (NSN), Alcatel-Lucent e Motorola Solutions estão mostrando que o problema de interferência parece ser bem menos complicado para se solucionar do que se imaginava. Segundo fontes que acompanham as análises, os resultados mostram que é perfeitamente possível mitigar as interferências dos sinais LTE na recepção dos sinais de TV com filtros simples (que custam bem menos) e muito provavelmente o universo de televisores afetados pelos sinais das transmissões 4G será muito menor do que se estimava.

Os custos finais para a mitigação, por esse estudo, seriam, portanto, bem menos impactantes do que os bilhões de dólares que os radiodifusores estimavam. Os testes no Rio começaram a ser planejados em novembro do ano passado. A metodologia consiste em medições a partir dos sinais gerados por uma estação de transmissão móvel que percorre a cidade gerando sinais LTE em diversas potências. Esta semana os testes serão concluídos e o primeiro resultado será apresentado para a Anatel em sequência. Após esse primeiro relatório, as emissoras de TV (por meio da SET) e as operadoras móveis (por meio do SindiTelebrasil) serão chamadas para verificar e analisar os resultados.

Samuel Possebon
Teletime

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 85

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas