Search
Search

Abratel acompanha e avalia testes em 700 MHz

Abratel acompanha e avalia testes em 700 MHz

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
imag1

 

 

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) participou na última segunda-feira (13) dos testes em laboratório de convivência de LTE (tecnologia 4G) e TVD (TV Digital) em 700 MHz, que estão sendo realizados em Campinas, São Paulo. O convite partiu Agência nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os testes são realizados em parceria com o laboratório CertLab, mas de responsabilidade da Anatel. Além da Abratel, participaram dos testes a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e outras entidades que representam o setor de Radiodifusão.

Os testes

Durante a testagem foram utilizados três televisores de marcas líderes no mercado, em ambiente laboratorial controlado. A Anatel realizou os testes com uma banda de guarda de 5MHz (faixa de segurança entre os sinais), configuração proposta na Consulta Pública número 12 (sobre Condições de uso de Radiofrequências na Faixa de 698 MHz a 806MHz). Já o Japão, que utiliza padrão de TV digital semelhante ao nosso, usou 8MHz. Vale ressaltar que o recomendado na União Internacional de Telecomunicações (UIT) é uma banda de guarda de 10MHz.

Além de existir percepção de interferência, o teste não pode servir como parâmetro para uma estrutura nacional por se tratar de um ambiente extremamente limitado e controlado. “Os testes em laboratório são muito distantes da realidade do uso doméstico em um estado ou região. Portanto, não é possível concluir que não haverá interferência nem sua intensidade, apenas com esse tipo de teste”, afirmou o consultor técnico da Abratel André Felipe Trindade.

Diante de tantas incertezas e no intuito de aprofundar a análise, a SET contratou a Universidade Mackenzie para a realização de testes de interferência da LTE seguindo modelos e metodologias adotados pelo Japão e em conformidade com as recomendações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A Abratel juntamente com a SET e as representações do setor de radiodifusão se reunirão nos próximos dias para elaborar um relatório a respeito dos testes. O documento será publicado e estará disponível no site da associação (www.abratel.org.br).

Por João Camilo

Fonte: Ascom Abratel
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
SET-Centro-Oeste-2023-Abertura-Wender-Souza-Luana-Bravo-768x512
Brasília recebe edição 2025 do SET Centro-Oeste
54583175853_85c70ea2ca_5k
Parabólica digital gratuita alcança 5 milhões de famílias
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Rio
SET-Sul-2025-Regulatorio-palestrantes
Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast
Informe Abratel
Loading...
1 2 59

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas