Search
Search

CCJ aprova emendas ao direito de resposta

CCJ aprova emendas ao direito de resposta

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou no último dia 8, emendas ao projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação, Projeto de Lei do Senado (PLS) 141 de 2011.

O relator do projeto, Pedro Taques (PDT-MT), acolheu emendas integralmente e outras parcialmente, todas de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Uma das preocupações apresentadas por Randolfe, e endossada pelo relator, foi a manutenção do direito de resposta ao ofendido mesmo com a retratação ou reparação espontânea do meio de comunicação.

Por meio de subemenda, Taques procurou deixar claro que a retratação ou retificação espontânea não impede o ofendido de exercer o direito de resposta e de entrar com ação de reparação por dano moral, mesmo que tenha se dado ao agravo igual destaque. A questão toda é que a regulamentação traz segurança jurídica para os dois lados do processo.

A Abratel vem trabalhando junto ao Congresso Nacional no processo de aprovação do PL. O texto atual é o que mais se aproximou do ideal em comparação com todas as outras propostas apresentadas. É o resultado do esforço da Abratel e de outras entidades que representam o setor de radiodifusão.

De acordo com a associação, a regulamentação do direito de resposta é um tema de grande importância. “Entendemos que trata-se de um direito como qualquer outro e deve ser regulamentado, garantindo não só seu cumprimento como transparência no seu processo de aplicação”, afirmou o presidente da Abratel Luiz Cláudio Costa. A matéria segue para o Plenário para aprovação do texto final.

Por João Camilo
Com a colaboração de Juliana Noronha
Com informações da Agência Senado

Fonte: Ascom Abratel
Foto: Agência Senado
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
banner brasil antenado
Em nova fase, MCom lança o Brasil Antenado com instalação gratuita de parabólicas digitais
woman-with-remote
Mais de 1000 cidades terão sinal analógico de TV desligado até dezembro
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas