Pesquisar
Pesquisar

Voz do Brasil: Abratel defende a flexibilização

Voz do Brasil: Abratel defende a flexibilização

Está na pauta da Câmara dos deputados o Projeto de Lei 595/2003 que propõe que o programa Voz do Brasil tenha o horário de exibição flexibilizado em três horas. A Abratel tem trabalhado para a aprovação dessa mudança que irá beneficiar mais de 10 mil rádios em todo Brasil.

Com a flexibilização, as rádios continuariam obrigadas a transmitir o programa, mas com a liberdade de escolha do horário dentro de três horas, das 19 às 22h. O PL prevê, ainda, que a Voz do Brasil seja retransmitida sem cortes e que as emissoras veiculem um aviso, às 19h, com o horário de retransmissão escolhido.

Para o Presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, a aprovação seria um avanço para a programação das rádios e para alavancar a própria audiência do programa obrigatório. “Não se trata de extinguir a Voz do Brasil e sim de adequar a programação à realidade atual. A cobertura de problemas no trânsito, notícias de calamidades e transmissão de eventos esportivos demonstram a utilidade da flexibilização. Ganha a população com a atualização das informações e ganha a Voz do Brasil, considerando que o atual horário de exibição não privilegia o programa, pois às 19h a maioria das pessoas está em deslocamento”, afirmou o presidente.

A votação do projeto foi adiada várias vezes, mas tem previsão para ser votado na próxima semana. Atualmente, a mudança do horário da Voz do Brasil é proibida, sob pena de multa, mesmo em casos especiais.

O programa
A Voz do Brasil foi criada em 1935 pelo presidente Getúlio Vargas. O objetivo era levar as informações do Poder Executivo à sociedade brasileira. O programa tem uma hora de duração. Os primeiros 25 minutos são produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com notícias do Executivo. Os demais 35 minutos são divididos e de responsabilidade dos Poderes Judiciário e Legislativo.

Por João Camilo
Ascom – Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas