Search
Search

Bernardo diz que governo terá cuidado para evitar interferência da 4G no sinal das TVs

Bernardo diz que governo terá cuidado para evitar interferência da 4G no sinal das TVs

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (14) concordar com a preocupação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) sobre a destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz). A entidade argumenta que o uso da faixa para os serviços de internet móvel de quarta geração (4G) poderá causar interferência no sinal de algumas emissoras de TV.

“Claro que não pode haver interferência [no sinal das TVs]. Nesse ponto, é uma pressão que eles [Abert] fazem, com a qual nós concordamos. Não pode ter interferência porque isso viraria um aspecto muito negativo desse processo”, declarou o ministro. “Vamos ter todos esses cuidados. Mas a ideia é manter o calendário e o leilão no ano que vem”, completou.

Atualmente, a faixa de 700 MHz é usada por emissoras privadas e públicas da TV aberta (canais 52 a 69). Elas deverão desocupar o espectro, digitalizando seus sinais, para que ele seja licitado e destinado à internet móvel com tecnologia 4G. Segundo Paulo Bernardo, o leilão da faixa será feito no primeiro semestre de 2014.

Recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, disse haver pontos controversos em relação ao uso da faixa. Ele citou problemas como a interferência da internet no sinal da TV e os custos extras para adaptação do espectro.

Paulo Bernardo reiterou a disposição do governo em dialogar com todos os setores. “Achamos pertinente discutir com as rádio difusoras, e que haja um replanejamento definitivo de como vão ficar os canais com a implantação da TV digital, com o compromisso de que ninguém vai ficar sem lugar”, disse o ministro após participar de uma cerimônia no Ministério das Comunicações.

Por Pedro Peduzzi
Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET-EXPO-2022-Maximiliano-Salvadori-Martinhao
Maximiliano Martinhão assume diretoria na Seja Digital
1df0da3e-f7cc-4476-a081-7000a0057716
Abratel marca presença no IBC 2024
LOGO MCOM
MCom aprova Plano de Fiscalização Regulatória 2024
A-Voz-do-Brasil
Voz do Brasil: emissoras do RS dispensadas devido à Semana Farroupilha
propaganda partidaria
Nesta sexta (30) começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Informe Abratel
Loading...
1 2 29

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas