A Abratel participou da XXIII Reunião do Conselho Consultivo Permanente II da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CCP.II Citel). O evento foi realizado em Cartagena, Colômbia, entre os dias 17 e 21 de março.
Estiveram presentes na reunião mais de duzentos delegados de governo dos países membros da Organização dos Estados Americanos, além de representantes dos setores de telecomunicações e de radiodifusão das Américas.
A radiodifusão brasileira bem como a Abratel tiveram uma participação estratégica e importante na defesa do espectro utilizado. Com um contínuo trabalho, o Brasil tem conseguido apoio da demais administrações para o seu posicionamento em defesa da faixa de espectro de 470 MHz a 698 MHz para a radiodifusão de sons e imagens.
Outro assunto importante se refere à interferência entre o LTE e a televisão digital terrestre. Houve apresentação de diversos estudos sobre a interferência do LTE nos diversos sistemas de TV digital, entre eles, a apresentação do estudo da Sociedade de Engenharia de Televisão realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atualmente, o foco das reuniões tem sido identificar novas faixas de espectro para atender a demanda do serviços de telecomunicações e, além da preparação para a WRC- 15 (Conferência Mundial de Radiocomunicação 2015), realizada pela União Internacional de Telecomunicações.
Da CCP
A CCP II é responsável pela promoção dos países da região para o planejamento, coordenação, harmonização e utilização eficiente do espectro de radiofrequências necessárias para a prestação de serviços de rádio , como a banda larga móvel, telefones celulares, a tecnologia 4G e televisão digital.
Da Redação
Com André Felipe Trindade
Foto: divulgação