Search
Search

Anatel aprova consulta pública dos 700 MHz, mas promete resultado dos testes antes

Anatel aprova consulta pública dos 700 MHz, mas promete resultado dos testes antes

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deliberou nesta quinta-feira (10), durante a reunião do Conselho Diretor, sobre o pedido de suspensão da consulta pública referente a nova destinação da faixa de 700 megahertz (MHz).

Anatel aprovou duas consultas para receber contribuições da sociedade com vistas à licitação. Entretanto, só acontecerão depois da divulgação dos relatórios finais dos testes. Segundo a Anatel “serão colocadas em consulta pública, por 30 dias, a contar de 2 de maio, as propostas de edital de licitação para autorização de uso de radiofrequências na faixa de 700 MHz, associada à autorização para prestação do Serviço Móvel Pessoal, e de Regulamento sobre condições de convivência entre o serviço de radiodifusão de sons e imagens do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e os serviços telecomunicações na faixa de 698 MHz a 806 MHz”.

A intenção da Agência é que todos os agentes envolvidos, principalmente as Teles e a Radiodifusão, possam contribuir na consulta pública conhecendo os resultados dos testes. Até o dia 30 de abril, serão publicados todos os relatórios dos testes de convivências dos serviços na faixa. Durante o período de realização das consultas, será mantida a estrutura utilizada para os experimentos em Pirenópolis (GO), que estará à disposição dos interessados.

O conselheiro Jarbas Valente, relator do edital, ressaltou e agradeceu a participação e o apoio da Abratel e da Rede Record na execução dos testes. Já o conselheiro Rodrigo Zerbone apresentou um vídeo com exemplo de testes feitos em laboratório e defendeu que “a Anatel tem realizado todo tipo de testes, nos mais diversos cenários, visando a mitigação das interferências e a convivência entre os dois sitemas”. Confira o vídeo.

Vídeo com exemplo de teste sobre convivência entre TV Digital e 4G em 700 MHz  (AVI, 22.075Kb)

Licitação
A Anatel propõe a licitação de blocos de 10 MHz cada, em primeira rodada, cabendo aos vencedores arcar com os custos de medidas necessárias para a superação de eventuais interferências prejudiciais, bem como com os gastos decorrentes da redistribuição dos canais de TV e RTV (retransmissoras), de modo a garantir a desocupação da faixa. Os valores dos lotes em licitação estarão disponíveis tão somente na versão final do edital.

Ressarcimento
Para a gestão dos recursos de ressarcimento e para a operacionalização dos processos de digitalização da TV e solução de eventuais interferências prejudiciais junto aos usuários, está sendo prevista a contratação de entidade específica, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV – EAD.

Dentre suas atribuições encontram-se tanto a aquisição de instalação de equipamentos de radiodifusão que garantam condições técnicas de cobertura, capacidade e qualidade semelhantes às dos equipamentos de radiodifusão já utilizados.

População
A Agência adotará medidas de massificação da TV Digital e da solução de eventuais interferências prejudiciais junto aos usuários, incluindo suporte por meio de central de atendimento telefônico, entre outras medidas. Está prevista, também, a aquisição e distribuição de equipamentos – conversores e filtros – para as famílias listadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família .

Pressão
Na segunda-feira (7) o Conselho de Comunicação Social do Congresso havia pedido a suspensão da consulta pública do certame. O conselho defende que o edital não seja lançado sem a conclusão dos testes de campo e de laboratório sobre a convivência entre os dois serviços. E na última terça (8), foi a vez da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados engrossar o pedido de adiamento. Os parlamentares concordam com a necessidade de se concluir os testes antes de dar andamento ao processo do leilão.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e outras entidades que representam o setor de radiodifusão também querem o adiamento do leilão da faixa de 700 MHz, previsto para agosto deste ano, até que esteja garantida a recepção do sinal de TV pela população brasileira. A Abratel cobrou várias vezes a divulgação dos testes, que a Agência promete, agora, publicar até o fim deste mês.

Confira a apresentação dos conselheiros:

Por João Camilo
Com informações da Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Wender evento AESP
Abratel participa de seminário sobre fiscalização em emissoras de radiodifusão
banner brasil antenado
Em nova fase, MCom lança o Brasil Antenado com instalação gratuita de parabólicas digitais
woman-with-remote
Mais de 1000 cidades terão sinal analógico de TV desligado até dezembro
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas