A convite da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) participará de audiência pública sobre a destinação da faixa dos 700 MHz.
A intenção é trazer esclarecimentos sobre as consequências da alocação da banda de frequência desta faixa para o serviço de internet móvel (4g). Atualmente este espaço é ocupado pela TV aberta. O leilão da referida faixa está previsto para agosto deste ano.
O requerimento de inclusão da Associação no debate foi feito pelo Senador Vital do Rêgo. Sua justificativa foi baseada no grande serviço de utilidade pública prestado pela Abratel no sentido de informar a população sobre o TV Digital. O senador deu destaque à matéria da Record, produzida pela Abratel, a respeito do tema.
A audiência ainda não tem data para acontecer, mas a previsão é que ocorra até a primeira semana de maio. Quando publicada, este noticiário divulgará a data e as informações sobre a reunião.
Além da Abratel, participarão do debate o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), João Batista de Rezende; o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy; entre outros.
Por João Camilo
Ascom Abratel