Durante o encontro, Márcio Novaes convidou Juscelino Filho para participar do jantar da comitiva da Abratel em Las Vegas
Nesta semana, o presidente da Abratel, Márcio Novaes, se reuniu com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em seu gabinete, em Brasília. O encontro teve como foco a implementação da TV 3.0 e outras questões essenciais para o setor de radiodifusão.
O Secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch, também participou da agenda. Na oportunidade, Novaes convidou Juscelino e Wilson para participarem do jantar da comitiva da Abratel em Las Vegas, no mês de abril, durante o NAB SHOW 2025, um dos maiores eventos do setor de mídia e tecnologia do mundo.
Balanço de atividades do MCom e EAD
A convite do ministro, o presidente da Abratel e o engenheiro Wender Souza participaram de uma reunião em que foi apresentado um panorama das iniciativas do Ministério das Comunicações (MCom) e um resumo das atividades da Seja Digital | EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), além de projetos para 2025.
A reunião também contou com a presença de representantes da Anatel, Abert e do setor de telecomunicações.
Juscelino Filho destacou que o encontro tratou de pautas voltadas para garantir mais avanços para a população, com um compromisso com a inclusão digital, conectividade e oportunidades para todos.
Ao final da reunião, o MCom parabenizou o trabalho da EAD, que, em março, completará dez anos de existência. A Seja Digital | EAD tem sido fundamental no processo de digitalização da televisão no Brasil, com a migração do sinal de TV analógico para o digital.
Criada inicialmente para gerenciar a transição para o sinal digital no Brasil, a entidade não governamental se destacou pela boa governança e pela eficiência na gestão dos recursos, superando as metas estipuladas e impactando mais de 150 milhões de pessoas em todo o país.
Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da Abratel
Foto: Kayo Sousa/MCom