Pesquisar
Pesquisar

Abratel debate assimetria regulatória no GT de regulação na internet

Abratel debate assimetria regulatória no GT de regulação na internet

Em audiência pública na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12), jornalistas e pesquisadores cobraram maior transparência na definição de políticas de moderação de conteúdo em plataformas digitais.

O debate foi promovido pelo grupo de trabalho que analisa o Projeto de Lei (PL) 2630/20, conhecido como “PL das fake news”. A proposta cria o Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet, que deve recomendar normas para liberdade, responsabilidade e transparência na rede.

Em sua fala, o presidente da Abratel, Márcio Novaes, defendeu que as plataformas sigam as mesmas regras dos veículos de comunicação. “Uma das questões mais importantes que precisam ser enfrentadas é o desequilíbrio regulatório existente entre veículos de comunicação profissionais e os veículos de comunicação provenientes das plataformas digitais e aplicações de redes sociais”, disse.  Novaes enfatizou que “é preciso coragem no Parlamento para trabalhar  essa questão, pois estamos atrasados”.

Para o advogado e jornalista, as plataformas usam a internet para impulsionar conteúdos de ódio e antidemocrático e devem ser considerados veículos, porque vendem publicidade. “Jornalistas que assinam por seu conteúdo podem ser punidos e a empresa também. Precisamos acabar com esta assimetria”. Novaes cobrou transparência e responsabilização das grandes empresas de tecnologia.

O professor do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Jonas Valente, também afirmou que as medidas de moderação de conteúdo das plataformas são insuficientes. Valente notou que o uso de sistemas automatizados para moderação é incapaz de lidar com o contexto, por isso é importante que haja um processo para agir contra abusos.

“Um número crescente de indivíduos e organizações têm suas contas derrubadas e encontram dificuldade para recorrer. As plataformas podem usar a moderação como forma de ataque político contra aqueles que questionam seus interesses”, alertou.

Clique no link e confira o vídeo completo do encontro: https://youtu.be/7qaYNX09VQo.

Assessoria de Comunicação da Abratel
Com informações da Câmara dos Deputados

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
54905462107_0bd59212c9_k (1)
Abratel celebra os 50 anos da Aerp em solenidade na Câmara
edson e octavio
Anatel: GAISPI e GIRED têm novos presidentes
WhatsApp Image 2025-10-21 at 17.56
TV 3.0 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
EAF 3
Programa Brasil Antenado prorroga prazo para solicitação da parabólica digital gratuita
WhatsApp Image 2025-10-02 at 17.00
Ministro das Comunicações visita RECORD SP e debate futuro da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 75

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas