Search
Search

Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, participou, na quarta-feira (3), da abertura do Seminário de Apresentação da TV 3.0, novo padrão tecnológico que promete mais qualidade de imagem e som e acesso facilitado pela conectividade.

Promovido pelo Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o evento contou com a presença de autoridades, entidades representativas da radiodifusão e empresários de TV de todo o país.

Em discurso, o ministro das comunicações, Juscelino Filho, destacou que a TV 3.0 é uma revolução esperada pelo setor e que chega a ser mais significativa do que vivemos na transmissão do analógico para o digital. “É o futuro da TV no Brasil. Na prática, é a integração definitiva entre a televisão aberta e gratuita com a internet. Todas as evoluções de imagem e som vão estar disponíveis na TV aberta para a população. A interatividade, com a internet, que vai ser possível é um instrumento a mais, mas não significa que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0”, disse Juscelino.

Convidado para compor a sessão solene, Novaes afirmou que o encontro renova o entusiasmo dos empresários brasileiros de radiodifusão e destacou pleitos importantes para o setor. “O radiodifusor necessita, em razão da TV 3.0 – e por uma questão de justiça – a preservação e ampliação do espectro para que a gente possa ter tranquilidade. Não só com a TV 3.0, mas com todas as evoluções que irão surgir, porque a tecnologia não para. Ela está sempre mudando em benefício de todos aqueles que usufruem do serviço”, avaliou.

Outro ponto apresentado por Novaes foi a necessidade de uma linha de crédito. Segundo ele, “a TV 3.0 irá exigir do radiodifusor altos investimentos”. “Este governo poderá fazer história na televisão. E nosso desejo é que essa história seja não só de consolidação, mas de avanço para todos os brasileiros que buscam na televisão aberta e gratuita entretenimento e informação de qualidade e de credibilidade”, afirmou o presidente da Abratel.

Com a nova tecnologia, a qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.

O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range). Com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. O telespectador poderá, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o microfone do cantor com a banda ou destacar o som da plateia.

Além disso, será possível personalizar os temas e as propagandas disponíveis nos seus canais, com o objetivo de melhorar a experiência para o telespectador. A migração para o novo padrão deverá ser gradativa, possivelmente começando pelas grandes cidades.

Com informações do MCom/Fotos: @kayosousa e @shizuofoto

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
Plenário do Senado
Senado aprova projeto que moderniza legislação da radiodifusão
banner futurecom abratel
Abratel é parceira institucional do Futurecom 2025
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
594D716C-33BB-45A4-9424-5695C6DE1E2D
Fórum de Lisboa: “Responsabilidade nas redes precisa sair do discurso e entrar na lei”, diz presidente da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas