Search
Search

Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, participou, na quarta-feira (3), da abertura do Seminário de Apresentação da TV 3.0, novo padrão tecnológico que promete mais qualidade de imagem e som e acesso facilitado pela conectividade.

Promovido pelo Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o evento contou com a presença de autoridades, entidades representativas da radiodifusão e empresários de TV de todo o país.

Em discurso, o ministro das comunicações, Juscelino Filho, destacou que a TV 3.0 é uma revolução esperada pelo setor e que chega a ser mais significativa do que vivemos na transmissão do analógico para o digital. “É o futuro da TV no Brasil. Na prática, é a integração definitiva entre a televisão aberta e gratuita com a internet. Todas as evoluções de imagem e som vão estar disponíveis na TV aberta para a população. A interatividade, com a internet, que vai ser possível é um instrumento a mais, mas não significa que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0”, disse Juscelino.

Convidado para compor a sessão solene, Novaes afirmou que o encontro renova o entusiasmo dos empresários brasileiros de radiodifusão e destacou pleitos importantes para o setor. “O radiodifusor necessita, em razão da TV 3.0 – e por uma questão de justiça – a preservação e ampliação do espectro para que a gente possa ter tranquilidade. Não só com a TV 3.0, mas com todas as evoluções que irão surgir, porque a tecnologia não para. Ela está sempre mudando em benefício de todos aqueles que usufruem do serviço”, avaliou.

Outro ponto apresentado por Novaes foi a necessidade de uma linha de crédito. Segundo ele, “a TV 3.0 irá exigir do radiodifusor altos investimentos”. “Este governo poderá fazer história na televisão. E nosso desejo é que essa história seja não só de consolidação, mas de avanço para todos os brasileiros que buscam na televisão aberta e gratuita entretenimento e informação de qualidade e de credibilidade”, afirmou o presidente da Abratel.

Com a nova tecnologia, a qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.

O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range). Com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. O telespectador poderá, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o microfone do cantor com a banda ou destacar o som da plateia.

Além disso, será possível personalizar os temas e as propagandas disponíveis nos seus canais, com o objetivo de melhorar a experiência para o telespectador. A migração para o novo padrão deverá ser gradativa, possivelmente começando pelas grandes cidades.

Com informações do MCom/Fotos: @kayosousa e @shizuofoto

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
CARTEIRA DE TRABALHO
Nota conjunta dos setores sujeitos à tributação substitutiva da folha
cristiana_camarate_credito_anatel_divulgacao
Cristiana Camarate é a nova conselheira substituta da Anatel
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
DSC_9553
Abratel marca presença na NAB Show 2024
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas