Alexandre Freire, indicado pelo ministro Fábio Faria, deve substituir Emmanoel Campelo, mas nome vai passar pelo Senado
O superintendente de planejamento e regulamentação da Agência Reguladora de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali, foi convocado para substituir o conselheiro Emmanoel Campelo, cujo mandato chegou ao fim em novembro. A portaria foi assinada na última sexta-feira (4), pelo presidente da agência, Carlos Baigorri. Pasquali assumiu a cadeira na segunda (7).
Pasquali é graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e pós-graduado em regulação em telecomunicações pela mesma universidade. É especialista em regulação na agência desde 2005 e desde 2017 atua como superintendente.
Indicação ao Conselho
Na última quarta-feira (9), o ministro das comunicações, Fábio Faria, indicou Alexandre Freire, para a vaga de conselheiro. Entretanto, é necessário aval do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em seguida, a indicação vai à Mesa do Senado Federal e passa por sabatina na Comissão de Infraestrutura. Por fim, a indicação deverá passar pelo Plenário.
Currículo
Freire é doutor em Direito pela PUC-SP. Atuou como secretário de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE) do Supremo Tribunal Federal (STF), foi coordenador-geral de políticas sociais da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e assessor parlamentar da presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), do Congresso Nacional. Atualmente, é assessor do ministro Dias Toffoli (STF).