Search
Search

Aprovada proposta que incentiva universalização de carregadores de smartphones

Aprovada proposta que incentiva universalização de carregadores de smartphones

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (11), proposta que estimula a universalização dos carregadores de bateria dos chamados smartphones. O PLS 96/2014 busca simplificar a vida dos usuários, já que o uso de um carregador de modelo universal evitaria o acúmulo de dispositivos, além de reduzir os custos para os consumidores e diminuir o desperdício, gerando impacto positivo ao meio ambiente.

O projeto, do senador licenciado Wilder Morais (DEM-GO), aperfeiçoa o Programa de Inclusão Digital do governo federal, ao induzir, via incentivo fiscal, a adoção pelos fabricantes de smartphones instalados no país de um modelo de carregador padronizado a ser definido pela Anatel. Tal postura se coaduna com o direcionamento internacional, que busca essa padronização.

Em 2009, países da Europa comprometeram-se a investir em um modelo de carregador que servisse para todos os aparelhos telefônicos, sendo escolhido o padrão “mini-USB”. A União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias da informação e comunicação, avaliou que essa medida tem o potencial de eliminar o desperdício de aproximadamente 50 mil toneladas de carregadores, o que representa uma redução da emissão de gases de efeito estufa da ordem de 14 milhões de toneladas a cada ano.

O relator, senador Alfredo Nascimento (PR-AM) apresentou emenda para substituir a palavra “padrão” por “universal”, pois, em seu julgamento, confere mais precisão ao comando legal proposto. A proposta recebeu relatório ad hoc de Angela Portela (PT-RR) e segue, agora, para as Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebe decisão terminativa.

Agência Senado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
SET-Centro-Oeste-2023-Abertura-Wender-Souza-Luana-Bravo-768x512
Brasília recebe edição 2025 do SET Centro-Oeste
54583175853_85c70ea2ca_5k
Parabólica digital gratuita alcança 5 milhões de famílias
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Rio
SET-Sul-2025-Regulatorio-palestrantes
Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast
Informe Abratel
Loading...
1 2 58

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas