Search
Search

Brasil assume a presidência de comissão de estudo na União Internacional

Brasil assume a presidência de comissão de estudo na União Internacional

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Essa é a primeira vez na história que um representante do Brasil assume a presidência de um grupo de estudos da UIT-R

Durante as reuniões da Assembleia de Radiocomunicações 2023 (RA-23), realizadas entre 13 e 17 de novembro, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, representantes do Brasil foram escolhidos para cargos de presidência e vice-presidência de grupos de estudo do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

O coordenador-geral da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom), Thiago Aguiar Soares, foi nomeado presidente da Comissão de Estudos 6 da UIT-R (SG6).

O órgão é responsável pela padronização internacional de serviços de radiodifusão, abrangendo produção de programas, intercâmbio internacional, avaliação dequalidade e distribuição terrestre.

“A nomeação de um brasileiro para a presidência de uma Comissão de Estudos da UIT-R abre espaço para a atuação  ainda mais efetiva no Brasil em nível internacional no setor de telecomunicações e radiodifusão”, destaca Rodrigo Gebrim, chefe da delegação brasileira na RA-23 e gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel.

Além de Thiago Aguiar Soares, a plenária aprovou os nomes dos seguintes servidores da Agência para as vice-presidências de grupos da UIT-R: Raphael Garcia para Vice-Presidência do SG5 (serviços terrestres); Luciana Ferreira para Vice-Presidência do SG4 (serviços por satélite); Tarcísio Bakaus para Vice-Presidência do RAG (grupo assessor de Radiocomunicações); Afonso Rocha para Vice-Presidência da CPM27 (reunião preparatória para a WRC-27).

A delegação brasileira na RA-23 é liderada pela Anatel e conta com representantes do MCom, Ministério das Relações Exteriores e do setor privado. As Assembleias de Radiocomunicações da UIT-R são responsáveis por definir a estrutura e o planejamento da organização e aprovar os estudos técnicos de radiocomunicações.

São realizadas a cada quatro anos, logo antes das Conferências Mundiais de Radiocomunicações (CMR). Atualmente, o UIT-R é organizada em seis Comissões de Estudos:

– Comissão de Estudos 1 (CE 1) Gestão do espectro

– Comissão de Estudos 3 (CE 3) Propagação

– Comissão de Estudos 4 (CE 4) Serviços por satélite

– Comissão de Estudos 5 (CE 5) Serviços terrestres

– Comissão de Estudos 6 (CE 6) Serviço de radiodifusão

– Comissão de Estudos 7 (CE 7) Serviços científicos

Após a RA-23, tem início a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23), reuniões realizadas a cada três ou quatro anos para analisar e, se necessário, revisar o Regulamento de Radiocomunicações, tratado internacional que rege o uso do espectro de radiofrequências e as órbitas de satélites geoestacionários e não geoestacionários.

As revisões são feitas com base numa agenda determinada pelo Conselho da UIT, que considera as recomendações feitas por conferências mundiais de radiocomunicações realizadas anteriormente. Para saber mais detalhes, acesse o relatório com questões técnicas, operacionais e regulamentares/processuais relevantes para a Agenda WRC-23.

Com foto e informações da Agência Gov

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Abratel_Oficio-2-5
NOTA DE REPÚDIO
RECORD RIO
Marlene-Gomes-1
NOTA DE PESAR
Marlene Gomes
Affonso Brandao Hennel
NOTA DE PESAR
Affonso Brandão Hennel
Fact or Fake concept, change wooden cube
Câmara institui grupo de trabalho para debater a regulação das redes sociais
5g-montagem-pixabay-pexels_1400x875_5d5ecf0e13d04-1392x870-1
5G chegará para mais 236 cidades a partir da próxima segunda (27)
Informe Abratel
Loading...
1 2 22

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas