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Cai o número de clientes de tv paga no país

Cai o número de clientes de tv paga no país

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Três empresas tiveram perda de usuários no mês, não compensando o crescimento de base das demais operadoras. O grupo Telmex/America Móvil (que congrega Claro NET e Embratel) apresentou redução de clientes. Continua liderando com folga o mercado, mas perdeu 41,905 mil assinantes de um mês para o outro. Sua base, agora, é de 10,224 milhões de assinantes, contra 10,266 milhões de março. A Oi também perdeu 24,864 mil clientes, caindo para 1,207 milhão de assinantes. A terceira a perder mercado foi a Big Brasil (que atua no estado de São Paulo), que deixou sua base cair de 152,919 mil para 152,905 mil cientes.

Sky, Telefônica e GVT mantiveram crescimento. A Sky, segunda colocada do mercado, aumentou de 5,684 milhões para 5,723 milhões de clientes: a Telefônica, cresceu a base de 790,238 mil  para  798,743 mil e a GVT, 939,558 mil para 958,939 mil.  A tecnologia DTH lidera com folga, embora tenha apresentado a maior queda. Em abril, tinha base de 11,971 milhões contra 12 milhões de março.

Esta pequena redução em relação ao mês anterior – de 849 clientes, no total – ainda pequena para confirmar uma tendência de mercado, avaliam executivos do setor. A TV paga já teve outros dois momentos de queda de clientela, desde que a Anatel lançou a série histórica, em 2012, e depois esta perda se recuperou em novos assinantes.

A primeira delas foi em maio de 2013, quando o setor perdeu 34,496 mil assinantes frente a abril; e a mais importante foi em dezembro de 2014, com uma redução de 237,812 mil assinantes frente a novembro, provocada principalmente pela limpeza de base promovida pela Sky à época.

TeleSíntese

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