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YouTube destaca influência da plataforma no Brasil e reforça política de monetização

YouTube destaca influência da plataforma no Brasil e reforça política de monetização

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Data: 22/9/2022
Veículo: PropMark

Na edição do Brandcast, a empresa também revelou os vencedores do YouTube Works; Wunderman Thompson, em ação da Johnson&Johnson, levou o Grand Play

O YouTube realizou nesta quarta-feira (21) a oitava edição do Brandcast, evento onde reúne criadores de conteúdo e marcas. A principal divulgação da noite foi a monetização do shorts, que começa no início de 2023 e vai distribuir 45% da receita para os criadores do formato que hoje tem 30 bilhões de visualizações diárias e 1,5 bilhão de usuários conectados mensalmente.

O anúncio já tinha sido feito globalmente um dia antes por Amjad Hanif, vice-presidente de produtos para criadores de conteúdo do YouTube, mas foi reforçado pelos executivos locais. Entre os critérios para a participação no programa de parceria, estão alcançar 1.000 inscritos, 4.000 horas de exibição e 10 milhões de visualizações válidas no período de 90 dias.

A iniciativa amplia a política de monetização da plataforma, que pagou US$ 50 bilhões nos últimos três anos a criadores, empresas de mídia e artistas, segundo dados internos. “Não há nenhuma plataforma no mundo que consiga fazer um investimento em criação de conteúdo deste tamanho”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

É ainda uma forma de fazer frente ao Tik Tok, rede que se tornou um fenômeno global com o seu modelo de vídeos curtos e também tem buscado caminhos para monetizar criadores, embora ainda sem muito sucesso.

Números do Brasil

No evento, o YouTube também apresentou dados que refletem a penetração da plataforma, com uma audiência de 120 milhões de usuários atualmente. Um número que chama a atenção é que 75 milhões já acessam a rede em TVs conectadas, um salto de 87,5% em relação a 2020, quando registrou 40 milhões, alta impulsionada no período mais crítico da pandemia. O avanço é acompanhado também pelo aumento no tempo de visualização, que cresceu 115%.

Outras informações destacadas são relacionadas ao poder de engajamento da rede. 85% dos entrevistados informaram que se sentem mais empoderados para a tomada de decisão de compras após assistirem a conteúdos na plataforma. “O YouTube não é só conteúdo, também é comércio. A gente acredita que em live shopping, live commerce shopping em geral, o YouTube tem o papel de ajudar a tomar decisões mais inteligentes”, adiciona Coelho.

Além disso, a pesquisa mostra que 90% dos participantes estão abertos a estratégias publicitárias que sejam relevantes para eles, 85% dizem que as iniciativas ajudam a conhecer novas marcas e 82% ficam mais propensos a considerar marcas e produtos quando são impactados por mensagens na rede.

YouTube Works

A cerimônia no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, também revelou os ganhadores do YouTube Works, no qual concorriam 9 trabalhos em cinco categorias. O grande vencedor da noite foi o case “#DeixaFluir”, criado para a Johnson&Johnson pelo quinteto formado por Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas.

Concorrendo com quatro indicações, levou os prêmios em “Business Impact” e “Social Impact”, além do “Grand Play”, que é o reconhecimento máximo.

O case “Respeito ao Tempo”, criado para a DPZ para Nescafé, também saiu da premiação com duas conquistas. Ganhou em “Meeting the Moment” e “The Unskippable”. “Expedição ENEM”, da Artplan para Estácio, ficou com o prêmio na categoria “Best Work With Creators”.

A R/GA foi a responsável pela criação do conceito criativo, produção e pós-produção do Brandcast. A parceria acontece pelo oitavo ano consecutivo.

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