Pesquisar
Pesquisar

Comissão de Educação do Senado aprova Lei Geral do Esporte

Comissão de Educação do Senado aprova Lei Geral do Esporte

pés de jogadores correndo no campo de futebol atrás de uma bola que está mais a frente

Aprovado nesta quinta (26) na Comissão de Educação do Senado Federal o projeto de lei nº 68/2017, que institui a “Lei geral do esporte”.  O texto foi elaborado em 2017 por uma comissão de juristas e foi apresentado pela mesa diretora do Senado em um projeto robusto sobre o tema, tratando de diversas pautas relevantes no esporte como mecanismos de incentivo financeiro aos atletas, prevenção e combate ao racismo, corrupção, exploração de imagens e direitos de transmissão.

O texto permite a exploração comercial a partir da difusão de imagens captadas em eventos esportivos e encarga às organizações esportivas mandantes, no sentido das mesmas possuírem o direito de explorar e comercializar a difusão de imagens, negociar, autorizar ou proibir a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens de evento esportivo de que participem.

No que se refere a disponibilização de imagem para fins jornalísticos, o detentor dos direitos de difusão de imagens de eventos esportivos é obrigado a disponibilizar imagens de parcela dos eventos aos veículos de comunicação interessados em sua retransmissão para fins exclusivamente jornalísticos. O prazo para envio do material não pode ultrapassar o máximo de duas horas após o término do evento esportivo.

Em relação ao direito do uso de imagem, o atleta profissional ou não profissional ceder sua imagem ou explorá-la por terceiros, sendo que a cessão desta não substitui a remuneração do atleta. A remuneração devida a título de imagem ao atleta pela organização esportiva não poderá ser superior a 50% da sua remuneração estabelecida em contrato de trabalho. O texto agora segue para o Plenário do Senado Federal.

Assessoria de RelGov – Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
tv-3
Proposta orçamentária para 2027 destina R$ 2,57 bilhões à TV 3.0
foto renato machado
Nota de pesar | Renato Machado
conar
Eduardo Simon é eleito presidente do CONAR para o biênio 2026/2028
andré dias aesp
André Dias passa a integrar vice-presidência de Televisão da AESP
div-anatel
Anatel aprova PDFF e garante espectro para implantação da TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 98

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas