Em homenagem ao dia do rádio, comemorado em 25 de setembro, o relator da subcomissão do rádio digital, Sandro Alex, do PPS do Paraná, apresentou o teor do relatório que foi encaminhado à Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
O colegiado acompanhou a discussão sobre a escolha do padrão tecnológico do rádio a ser adotado no país. Sandro Alex informou que o relatório propõe a adoção do modelo americano de alta definição para o rádio digital.
“A conclusão dos trabalhos leva para a implantação no Brasil do sistema HD Radio. Entretanto, não é aconselhável que as emissoras brasileiras fiquem adstritas a um único modelo de negócios e uma só tecnologia. Desta forma as emissoras de ondas médias, curtas e tropicais poderiam adotar um outro sistema que contemplasse essas faixas”, relatou o deputado.
Apesar da escolha do modelo HD Rádio, Sandro Alex recomenda que as rádios tenham liberdade de escolher o modelo que atenda a realidade de cada emissora. “O Brasil não deve adotar um modelo com exclusividade, nem os países de origem dos sistemas o fazem, mas sim permitir que as emissoras adotem os parâmetros que melhor atendam às suas características e aos ouvintes, pois a digitalização do rádio representa não só uma nova oportunidade de negócio para as emissoras, mas também a oportunidade de desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, concluiu.
Confira o relatório na íntegra.
Memória
A Câmara dos Deputados instalou em 16 de abril a Subcomissão Especial de Rádio Digital dentro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI). A intenção é que esse novo grupo de trabalho continue dando andamento aos projetos que vinham sendo acompanhados e desenvolvidos pela subcomissão com o mesmo tema, que teve como relator o deputado Sandro Alex (PPS-PR) e funcionou no ano passado. Foi ele quem apresentou o pedido de recriação da subcomissão.
Por João Camilo
Com informações da Agência Câmara