Pesquisar
Pesquisar

Comissão rejeita PL que visa proibir radiodifusão de receber recursos públicos

Comissão rejeita PL que visa proibir radiodifusão de receber recursos públicos

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) rejeitou, na última quarta-feira (16), o PL 6301/19, que visa proibir concessionárias, permissionárias ou autorizadas de serviços de radiodifusão de receberem recursos públicos a qualquer título, ou obtenham crédito junto a instituições financeiras constituídas sob a forma de empresa pública e de sociedade de economia mista.

Na ocasião, foi adotado o parecer do relator, o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), que atendeu ao pedido da Abratel para a matéria ser rejeitada.

O parlamentar argumentou que “o projeto de lei inviabiliza que bancos constituídos sob a forma de empresas públicas ou de sociedade de economia mista, que prestam serviços bancários sob regime de concorrência de mercado, possam oferecer serviços de crédito para um relevante setor da economia, o que igualmente viola a isonomia concorrencial e prejudica sobremaneira tais empresas”, disse.

Para Julio Cesar, a restrição do recebimento de recursos públicos, tanto para manutenção ou pagamento de serviços, a exemplo da veiculação de campanhas e de publicidade, “acaba vindo em desencontro ao princípio constitucional da publicidade das atividades da administração pública, tornando-os mais acessíveis à sociedade e passíveis de maior controle popular”, afirmou o deputado.

O parecer foi aprovado por quase todos os membros da CCTCI. Apenas o deputado Vinicius Poit (NOVO/SP) votou contrariamente à decisão. Agora, o projeto seguirá para exame da Finanças e Tributação (CFT), onde terá seu mérito e adequação orçamentária analisados.

Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
div-anatel
Anatel aprova PDFF e garante espectro para implantação da TV 3.0
controle tv
MCom divulga resultado preliminar para RTV primária e abre prazo de impugnação
Whendell Pereira de Souza
Whendell de Souza é o novo Diretor de Radiodifusão Privada do MCom
Wender Souza SET
Abratel participa do SET Sul 2026
230112_secom_manualusomarca_foto-divulgacao
Secom atualiza diretrizes e requisitos para publicidade federal
Informe Abratel
Loading...
1 2 97

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas