Search
Search

Conselho de Comunicação discute regulamentação de IA e redes sociais nas eleições

Conselho de Comunicação discute regulamentação de IA e redes sociais nas eleições

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Membros do Conselho de Comunicação Social (CCS), especialistas em direito e em comunicação estão preocupados com o uso de tecnologias digitais durante a campanha eleitoral para prefeito e vereador deste ano, conforme se manifestaram durante audiência pública do Conselho de Comunicação Social, ocorrida na manhã de segunda-feira (5) no Senado.

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral inclusive na internet, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pleito ocorre em outubro, sem que o Brasil tenha leis aprovadas pelo Congresso Nacional que disciplinem especificamente o funcionamento das redes sociais e regulamente o uso da inteligência artificial (IA).

Na audiência, foi apontada a necessidade de a Câmara dos Deputados e o Senado aprovarem uma legislação abrangente para o uso de recursos digitais.

Na ausência de leis aprovadas pelo legislativo, o TSE modificou a resolução sobre propaganda eleitoral para proibir deepfakes, obrigar o aviso sobre o uso de inteligência artificial nas peças de campanha, restringir o emprego de robôs para intermediar contato com eleitores e responsabilizar as chamadas big techs quando não retirarem do ar imediatamente conteúdos com desinformação, discursos de ódio , entre outros.

Para Samir Nobre, diretor-geral da Abratel e membro titular do CCS, há leis que podem enquadrar as plataformas digitais em diversas situações: “A legislação está posta. Entendemos que nós conseguimos avançar em relação às plataformas com os próprios instrumentos que nós temos hoje em nossas mãos”, avalia.

Com informações da Agência Brasil/Foto: Roque de Sá/Agência Senado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
Plenário do Senado
Senado aprova projeto que moderniza legislação da radiodifusão
banner futurecom abratel
Abratel é parceira institucional do Futurecom 2025
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
594D716C-33BB-45A4-9424-5695C6DE1E2D
Fórum de Lisboa: “Responsabilidade nas redes precisa sair do discurso e entrar na lei”, diz presidente da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas