Search
Search

Copa do Mundo: Veja marcos das transmissões na radiodifusão

Copa do Mundo: Veja marcos das transmissões na radiodifusão

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Que a Copa do Mundo é o evento responsável pela maior reunião de brasileiros torcedores, não é novidade. Famílias e amigos se juntam para acompanhar aos jogos e torcer por um novo título mundial para o Brasil. Mas você sabe quais Copas marcaram a radiodifusão no país? A gente te conta.
Foi apenas na 3ª edição da Copa do Mundo, em 1938, que o campeonato foi transmitido via Rádio. Sediada na França e marcado por diversas manifestações políticas e pós-guerra, poucas seleções competiram. Bélgica, Holanda, Hungria, Noruega, Polônia, Romênia, Suíça, Tchecoslováquia, França, Itália, Brasil, Cuba e Suécia se enfrentaram pelo título.
Brasil e Tchecoslováquia empataram com 1X1 em um dos jogos mais violentos da história, a “Batalha de Bordeaux”. O jogo teve três expulsões, 14 contundidos e dois jogadores tiveram fraturas. No jogo-desempate, o Brasil venceu por 2X1. Infelizmente, fomos eliminados pela Itália, que conquistou seu bi-campeonato.
Esta edição marcou o país por ser a primeira em que os brasileiros se reuniram, através do rádio, para acompanhar o mundial. Entretanto, o aparelho ainda não era tão acessível. Com isso, o número de pessoas impactadas pelas transmissões foi tímido.
A Copa do Mundo de 1970, realizada no México, foi um marco ainda maior na história da radiodifusão brasileira. Pela 1ª vez, o país pode acompanhar uma transmissão ao vivo pela televisão e a paixão brasileira pelo esporte se fortaleceu. Foram diversas reuniões para acompanhar cada movimento realizado pelos craques Félix, Everaldo, Clodoaldo, Rivellino, Jairzinho, Pelé e Tostão. Comandados por Zagallo, a seleção conquistou seu tri-campeonato.
Para isto, a Embratel programou exibições dos jogos em cinemas e em outros locais públicos, contando com uma equipe de 40 pessoas para coordenar a transmissão via satélite Inter-Sat III F-6, que fica na altura de Fernando de Noronha.
Foram usadas 6 câmeras: 1 atrás de cada gol, 3 ao longo de um dos lados do campo e 2 no estúdio do estádio. Cerca de 54 milhões de brasileiros acompanharam aos 11 jogos transmitidos ao vivo. As outras partidas foram exibidas em formato vídeo tape (VT), às 23h, simultaneamente para Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. As demais cidades receberam as transmissões por vias aéreas ou via Embratel. Estima-se que esta edição foi vista por 700 milhões de espectadores ao redor do mundo.
Dentre as mais recentes, a edição realizada na Rússia, em 2018, foi a que teve maior audiência já registrada. Foram 3,5 bilhões de telespectadores, de acordo com a Fifa. Só a final, entre França e Croácia, obteve 1,12 bilhão.
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
53586575569_1cda257507_6k-scaled
Silas Câmara é eleito presidente da Comissão de Comunicação
close-up-shot-black-condenser-microphone-front-computer-sound-engineering-studio-scaled
Boletos do FISTEL devem ser pagos até 31 de março
d2c0eb07-7905-40e6-a6c9-4082d69ba3ae
Abratel tem novo representante no Conar
DSC8077-600x400-1
Abratel marca presença no SET Sudeste
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas