Pesquisar
Pesquisar

Em 2016, 283 rádios migraram da faixa AM para FM

Em 2016, 283 rádios migraram da faixa AM para FM

Durante o ano de 2016, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu o aval para 283 rádios de todo o Brasil fazerem a migração da faixa de AM para FM. Com a mudança, as emissoras ganham mais qualidade de sinal e poderão ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade do serviço e a modernização das estações.

Para permitir a migração, o MCTIC firmou com as rádios termos aditivos ao contrato original de concessão da outorga. A maioria das assinaturas ocorreu durante solenidades promovidas pelo ministério, com a participação de radiodifusores, empresários e representantes do setor. O principal evento foi realizado no dia 7 de novembro, Dia do Radialista, quando foram celebrados 244 termos aditivos entre a União e as rádios.

Em outra solenidade, ocorrida anteriormente, em maio, representantes de outras 52 emissoras AM também assinaram termos aditivos de adaptação de outorga para o FM. Além disso, mais 61 termos foram liberados pelo MCTIC por meio do Espaço de Atendimento ao Radiodifusor, na sede do ministério, em Brasília (DF).

A assinatura do termo aditivo representa o encerramento da fase mais complexa do processo de migração para a faixa de FM. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM ao MCTIC e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. A partir da liberação da agência ligada ao MCTIC, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.

De acordo com a coordenadora-substituta de pós-outorga da Secretaria de Radiodifusão, Lidiane Oliveira, as rádios poderão transmitir a programação nas duas faixas, AM e FM, por um período de 180 dias até a transição final, conforme estabelece a Portaria nº 1.273/2016. Ela reforça que a mudança de faixa “vai permitir às emissoras elevar a audiência, pela qualidade do sinal e possibilidade de sintonia em celulares e tabletes, o que também deve melhorar o faturamento”.

A mudança do AM para o FM é uma reivindicação histórica dos radiodifusores. Em 2013, com a edição do Decreto 8.139, teve início o processo de migração das emissoras. Das 1.772 estações AM do Brasil, 1.381 pediram ao MCTIC a mudança para a faixa FM. Desse total, 944 possuem canal previsto no Plano Básico da Anatel. As outras 437 rádios estão no chamado lote residual, em áreas onde o espectro não possui espaço disponível. Com a migração de todas as emissoras, cerca de 25 milhões de brasileiros foram diretamente beneficiados.

Fonte: MCTIC

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
BANNER-DESTAQUE-PORTAL-3
Nota de pesar | João Monteiro de Barros Filho
eleicoes 2026 abratel
Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta-feira
BANNER-TsE
Eleições 2026: Aprovado plano de mídia do horário eleitoral gratuito para presidente da República
Aprovado Plano de mídia
TSE realizará audiência pública para definir plano de mídia das Eleições Presidenciais de 2026
tv-3
Proposta orçamentária para 2027 destina R$ 2,57 bilhões à TV 3.0
Informe Abratel
Loading...
1 2 98

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas