Search
Search

Em feira, presidente da ApexBrasil diz que ‘big techs’ devem pagar por uso de infraestrutura

Em feira, presidente da ApexBrasil diz que ‘big techs’ devem pagar por uso de infraestrutura

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 01/03/2023
Veículo: Valor Econômico

Durante evento em Barcelona, Viana defendeu que o Brasil priorize a atração de empresas de base tecnológica, inclusive os fabricantes de componentes eletrônicos.

Por Rodrigo Carro, Valor — Barcelona

Presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o ex-senador Jorge Viana, afirmou nesta quarta-feira (1) que as grandes plataformas digitais (as chamadas “big techs” ) devem contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações no país, uma vez que “ganham muito dinheiro” com a prestação de seus serviços via internet.

Viana esteve pela manhã no estande do Brasil na feira Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, para participar do lançamento do estudo “F5G – O Brasil Conectado”, desenvolvido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) em conjunto com a Huawei e a consultoria Teleco.

Na visão de Viana, que entre 2017 e 2018 foi membro titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática no Senado, é preciso “cobrar dos grandes usuários dessa infraestrutura”. “Se não for feito isso, acredito que a conta não vai fechar”, disse o presidente da ApexBrasil, numa referência à necessidade de investimentos pesados por parte das operadoras para expandir e modernizar suas redes. “A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] pode fazer a regulação disso [cobrança]”, sugeriu.

Viana fez uma analogia entre a infraestrutura de rede e um autoestrada com várias pistas: “Tem quatro pistas numa autoestrada, eles [grandes geradores de tráfego on-line] ocupam três e nós ficamos espremidos em uma. Ganham muito dinheiro e não pagam nada.”

Durante o evento, Viana defendeu que o Brasil priorize a atração de empresas de base tecnológica, inclusive os fabricantes de componentes eletrônicos. O presidente da ApexBrasil citou como exemplo a ilha de Taiwan, que têm uma população de 23,5 milhões de habitantes e um saldo positivo de US$ 80 bilhões na balança comercial com a China, segundo ele.

O estudo lançado nesta quarta-feira traz recomendações para a expansão do serviço de banda larga de última geração no Brasil. Entre as recomendações listadas no documento, já apresentado à Anatel, estão a regulação do compartilhamento de infraestrutura e a criação de um mecanismo para medição da experiência para redes de banda larga fixa.

Foto: Selwyn van Haaren/Unsplash

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas