Search
Search

Em painel da Abrint, ministro aborda futuro das telecomunicações pós-5G

Em painel da Abrint, ministro aborda futuro das telecomunicações pós-5G

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/12/2021
Veículo: Ascom Ministério das Comunicações

Fábio Faria dispôs palestra para membros da associação, representativa de provedores regionais, no Encontro Nacional da Abrint 2021, em São Paulo

Oministro das Comunicações, Fábio Faria, falou sobre o futuro das telecomunicações após efetivação do leilão do 5G, durante o Encontro Nacional da Abrint 2021, nesta sexta-feira (10/12), em São Paulo (SP). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), contou com mensagem do presidente Jair Bolsonaro na abertura, além de palestras e workshops com diversos especialistas do setor.

Faria lembrou que o leilão do 5G foi um dos processos licitatórios mais importantes do Governo Federal, o maior certame de radiofrequências da América Latina, realizado com “transparência e consistência técnica e jurídica”. O ministro ressaltou que o grande sucesso do leilão foi o seu perfil não arrecadatório, elogiado em todos os países que visitou, juntamente com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), para conhecer experiências, como Estados Unidos e outros da Europa e Ásia.

Foram arrecadados R$ 47,2 bilhões, dos quais R$ 42 bilhões serão revertidos em investimentos para ampliar a conectividade em todo o país. Ao lado de Fábio Faria, o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, apresentou as contrapartidas assumidas pelas operadoras vencedoras do leilão, como levar conectividade às escolas públicas e para a Amazônia, no âmbito do programa Norte Conectado. A palestra foi moderada pela integrante do conselho da Abrint, Cristiane Sanches.

COMPROMISSOS – “O 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029 – e aquelas localidades que hoje têm pouca ou nenhuma conexão contarão com o padrão mínimo de quarta geração para redes móveis”, garantiu o ministro do MCom. Serão beneficiadas com a expansão do 4G mais de 7,4 mil distritos, povoados ou comunidades e outras 391 sedes de municípios. Ademais, os compromissos pactuados permitirão que 36 mil quilômetros de rodovias federais recebam o sinal de internet com alta velocidade.

INVESTIMENTOS REGIONAIS – “O edital também estimulou a participação de empresas ‘regionais’, viabilizando a entrada de novos players no mercado”, ponderou Fábio Faria, como a Brisanet no Nordeste e Centro-Oeste, a Cloud2U no Sudeste e o Consórcio 5G na região Sul, além da Winity II como entrante nacional. Ele enfatizou que a Algar prometeu inaugurar a quinta geração de internet em Uberaba, Uberlândia (MG) e Franca (SP) antes do feriado natalino, enquanto a Brisanet assegurou que instala degustação do 5G por Wi-Fi na capital do Rio Grande do Norte já “na próxima semana.”

MONITORAMENTO – Aquino destacou, por fim, que a Anatel deve fiscalizar a implementação das obrigações assumidas pelas operadoras. Para isso, foram criados dois grupos de trabalho: o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 18

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas