Search
Search

Frente Parlamentar da Radiodifusão é lançada na Câmara

Frente Parlamentar da Radiodifusão é lançada na Câmara

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na última quarta-feira (10), foi lançada a Frente Parlamentar da Radiodifusão sob a presidência do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP) no Congresso Nacional.

A cerimônia contou com a presença do ministro das Comunicações Juscelino Filho, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, do secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT/SP), do presidente da Abratel, Márcio Novaes, do diretor geral da ABERT, Cristiano Flores, além de autoridades, parlamentares e executivos da radiodifusão.

Considerada uma das maiores frentes parlamentares do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar de Radiodifusão conta, atualmente, com a participação de 223 deputados federais e 17 senadores e visa o fortalecimento da radiodifusão no país.

Em seu discurso, Cezinha afirmou que a prioridade do grupo será estabelecer as mesmas exigências legais para emissoras de rádio e televisão e para os meios digitais. Outra missão da frente será desburocratizar o setor de radiodifusão tradicional. O parlamentar enfatizou que é necessário atualizar a legislação. Ele lembrou que a Lei da Radiodifusão é de 1962, e o decreto que a regulamenta, de 1967.

“É necessária uma renovação na legislação da rádio brasileira porque a lei é muito antiga, de 1967, e está obsoleta e desatualizada em relação a todos os avanços tecnológicos dos últimos anos. Hoje, muitas alterações são feitas por meio de portarias ministeriais e quando muda o governo, muda-se tudo. Essas questões devem ser tratadas na raiz por meio da modernização da legislação brasileira, inclusive, sobre o capital social”, afirmou Madureira.

Na cerimônia, o ministro das Comunicações Juscelino Filho assinou a Portaria nº 9410, que altera o regulamento de fiscalização do setor de radiodifusão, com o objetivo de incentivar o cumprimento da regulamentação e reduzir o número de condutas irregulares por parte das entidades.

“Se antes a ênfase era na aplicação de sanções punitivas, atualmente, a tendência é de orientar e incentivar o cumprimento da regulamentação por parte das entidades prestadoras de serviços de radiodifusão”, destacou Filho.

Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Eletrônica da pasta, Wilson Wellisch, apontou  a necessidade de mudança no enfoque da fiscalização dos serviços de radiodifusão.  “Essa abordagem busca garantir a efetividade das normas por meio de uma fiscalização mais inteligente e eficiente, que leve em conta as particularidades de cada empresa e de cada situação”, explicou o secretário.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, salientou que há uma assimetria entre as mídias tradicionais e as plataformas de internet. “Enquanto rádios e TVs cumprem exigências como responsabilidade editorial e são obrigadas a ter sede no Brasil, as mídias digitais não têm as mesmas obrigações. Apesar disso, competem pelo mesmo público e as mesmas verbas publicitárias”,  disse.

Para o presidente da Abratel, Márcio Novaes, a recriação do colegiado traz o dever da valorização do rádio e da TV, setor que emprega milhares de pessoas pelo país. “A frente da radiodifusão tem a missão de levar a defesa do nosso setor enquanto um produto brasileiro que precisa ser valorizado e respeitado. Nós geramos emprego no Brasil para brasileiros e produzimos todo esse conteúdo com brasileiros”, defendeu Novaes. Ele disse ainda que a frente fará esforços rumo à instalação da TV 3.0 e da atualização das legislações do setor.

Assessoria de Comunicação da Abratel
Fotos: Floriano Rios e Renato Araújo | Com informações da Câmara e do R7

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
FOTO CONAR SP AGO 24
Abratel participa da reunião plenária do Conselho de Ética e de Diretoria do CONAR
ANATEL-fachada
Anatel atualiza sistema de licenciamento de estações complementares de radiodifusão
IMG_3446
Abratel se torna membro da Aliança pela Internet Aberta
SET-Expo-2024
Abratel participará da SET EXPO 2024
One person typing on laptop in office generated by AI
TSE divulga tabela de representatividade dos partidos para distribuição do horário eleitoral
Informe Abratel
Loading...
1 2 28

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas