O GfK, instituto de pesquisas alemão, começou a medir a audiência televisiva brasileira neste mês e promete para maio a divulgação de seus primeiros relatórios. Segundo comunicado da empresa, na ocasião deverão ser informados dados de audiência dos canais de TV aberta e fechada das praças da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro.
Para julho, está prevista a liberação dos primeiros relatórios dos outros 13 mercados nacionais em que o instituto irá aferir a audiência. São eles: Porto Alegre, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Campinas, Goiânia, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Recife e Manaus.
Com contrato assinado com SBT, Record, RedeTV! e Band, o GfK competirá diretamente com o Ibope, única empresa responsável pela medição de audiência de TV no Brasil há mais de 30 anos. A Globo ainda não assinou com o instituto, pois está satisfeita com os trabalhos feitos pela primeira. Em entrevistas recentes, diretores do Ibope afirmaram não temer a concorrência.
Coletiva.net